Comunicação Social e Eventos

Aulas são realizadas nos CRAS

Projeto Mulheres que Costuram em Casa incentiva a renda familiar

Crédito: Divulgação - SMTR/PMR

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, por intermédio da Superintendência de Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, desenvolve o projeto ‘Mulheres que Costuram em Casa', reunindo mulheres que encontram dificuldades para trabalhar fora de casa.

As atividades são realizadas nos espaços da Rede Amiga, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Lavapés, Itapuca, Jardim Esperança e Toyota. A aula de encerramento do projeto será em fevereiro, no Espaço Z, situado na Avenida Gustavo Jardim, s/n, no Centro, com a palestra motivacional da psicóloga da Secretaria de Trabalho e Renda, Cátia Costa da Fonseca, com o tema ‘Mulheres e Autoestima'. O projeto ‘Mulheres que Costuram em Casa' tem duração de oito aulas.

Segundo a superintendente de Economia Criativa, Marly Ceccoline Cortona, o público-alvo são as mulheres que buscam capacitação para compor a renda familiar. Com o apoio do SEBRAE-RJ a Superintendência de Economia Criativa pretende orientar as mulheres aprendizes quanto à divulgação de suas atividades, elaboração de preço calculando a relação custo/benefício e ainda a aprimorar a abordagem ao cliente.

- O projeto visa à formação de profissionais que saibam utilizar materiais descartados, reaproveitando em consertos, reformas e criação de peças do vestuário feminino e masculino, adulto e infantil. Buscamos no comércio local ou em grandes centros materiais que poderão ser reaproveitados como retalhos de tecido, fitas, rendas, botões, linhas e outros - informa a Superintendente, frisando que o método empregado tem como objetivo também incentivar o empreendedorismo propondo atividades em grupo, motivando o trabalho compartilhado e a costura à mão ou máquina.

A grade curricular do projeto ‘Mulheres que Costuram em Casa' orienta as alunas sobre pano de amostra, como pregar botões de diversas maneiras, barras feitas a mão, costurar a mão com ponto de máquina, passar fitas e elásticos em tecidos, pregar rendas, pregar zíper à mão e à máquina e como usar a técnica de zíper visível e invisível, barras feitas à máquina e barra original de calças jeans.

Nas aulas as alunas aprendem a manusear objetos e utensílios típicos do ramo da costura, como botões, tecidos de várias características e padrões, agulhas, linhas, passadores e tesouras. Todas as participantes vão receber certificado de participação.

Para o secretário de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet, o projeto reforça o incentivo à valorização profissional das mulheres. "A costura é uma atividade comercial essencial à rotina do cidadão. Incentivar as donas de casa a aprender ou aprimorar suas técnicas e ainda orientar sobre o trabalho coletivo e empreendedor pode agregar renda. A parceria com a Secretaria de Assistência Social, disponibilizando os espaços do CRAS nas comunidades, expressa o sentido da Rede Amiga, a integração dos setores do governo municipal com ações voltadas ao cidadão", argumenta o secretário.

Confira os horários do curso:

CRAS Lavapés - terça-feira - 9h às 11h

CRAS Itapuca - quinta-feira - 14h às 16h