30/12/2024
RESENDE EM 8 ANOS: MUNICÍPIO TEM DESTAQUE NO DESENVOLVIMENTO E INFRAESTRUTURA
Resende foi contemplada com importantes obras de infraestrutura como a Estrada Resende-Riachuelo, Estrada Surubi Bulhões, a pavimentação no Jardim do Sol e São Caetano, Quarta Ponte e duplicação do viaduto da Fazenda da Barra III, entre outros
Crédito: Douglas Pacheco
Resende nos últimos 8 anos se desenvolveu em diversas áreas, principalmente na infraestrutura e mobilidade. A Prefeitura de Resende realizou grandes obras de drenagem, manutenção e pavimentação de importantes ruas, estradas e avenidas do município. Entre as principais medidas realizadas estão a Avenida Jefferson Geraldo Bruno no bairro Jardim do Sol, que recebeu nova rede de drenagem, pavimentação, sinalização, iluminação de LED, calçadas acessíveis e implantação de redutores de velocidade. O bairro São Caetano também foi contemplado com melhorias ao longo dos anos, como a pavimentação, rede de drenagem e colocação de meio-fio da Travessa Anna Rosa da Silva, nova iluminação de LED na via de acesso ao bairro, e a Operação Tapa Buraco com 17 toneladas de asfalto usadas.
Outra medida realizada durante o governo atual foi a pavimentação dos 8 km da Estrada Surubi-Bulhões, que recebeu quase 8 mil toneladas de massa asfáltica, calçamento, luminárias de LED, entre outros. A Prefeitura também duplicou o viaduto da Fazenda da Barra III, aguardado há muitos anos pelos moradores, e realizou obras de duplicação, drenagem e pavimentação dos Trechos 1 e 2 da Estrada Resende-Riachuelo. Um destaque foi a entrega, em 2024, da construção da Quarta Ponte, que liga a Fazenda da Barra III a Bulhões.
Mais de 40km de rede de drenagem foram implantadas desde 2017 solucionando problemas de alagamentos de chuvas em diversos bairros, como na região do Manejo, Morada da Colina, Vila Julieta, Ipiranga, Engenheiro Passos, Liberdade, entre outros. A região do Paraíso também recebeu um novo terminal de ônibus e nova rede de drenagem e pavimentação na Rua Dr. João Cabral Flexa. A Prefeitura de Resende, em 8 anos, conseguiu contemplar mais de 68km de novas ruas asfaltadas e de recapeamentos asfálticos para proporcionar aos motoristas vias adequadas e principalmente, garantir o ir e vir de todos de forma segura e evitando desgastes nos veículos e acidentes. Além das manutenções diárias de pavimentação de intertravados nas ruas e avenidas.
A Prefeitura , nesses 8 anos, não esqueceu das áreas mais distantes do centro urbano como a Serrinha do Alambari, que passou por melhorias para proporcionar aos moradores mais conforto e dignidade. Entre as obras entregues estão: revitalização do Pórtico, da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira e da quadra e a construção do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Além disso, ainda estão em andamento as obras de pavimentação com intertravados na estrada que liga o portal até a praça da Serrinha.
Durante esse período, obras de revitalização em espaços públicos históricos foram realizadas como na Capela Mortuária do Alto dos Passos. O local foi construído na década de 80 e recebeu a primeira reforma no atual governo, em 2018. Uma revitalização completa em sua estrutura. A capela passou por melhorias elétricas, troca de pisos, reparos no telhado e a readequação do espaço interno e externo.
O Aeroporto Municipal de Resende é considerado também um marco para a gestão e para o município. O aeroporto teve suas obras de revitalização entregues em dezembro de 2024. O local recebeu melhorias como recapeamento asfáltico, pintura e remarcação da pista, reforma da área da administração, iluminação de balizamento noturno, instalação de estação meteorológica, entre outros. O aeroporto possui capacidade para receber pequenos aviões, porém com as melhorias o local terá capacidade de operação ampliada para além de voos executivos, voltando também, em breve, a receber os voos comerciais e noturnos. Assim vai contribuir ainda mais com o crescimento e desenvolvimento não só de Resende, mas de toda a região Sul Fluminense.
Vale destacar que em 8 anos, Resende passou a ter 89,80% do esgoto tratado com novas estações de tratamento, que foram construídas na atual gestão, sendo elas: Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) na AMAN inaugurada em 2017; ETE Engenheiro Passos inaugurada em 2018; reforma do ETE Hospital de Emergência em 2022; e ETE Ipiranga inaugurada em 2024, sendo a primeira da cidade com sistema de água de reuso.
-Sabemos que há muito o que fazer, mas ficamos muito felizes e orgulhosos em ver como Resende cresceu nesses 8 anos, não só em áreas como a saúde e educação, mas também na infraestrutura e mobilidade. Estas obras na infraestrutura proporcionaram à população resendense mais segurança, conforto e dignidade. Conseguimos em 8 anos solucionar problemas que se arrastavam há muitos anos - destacou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Iluminação pública
A Prefeitura em 2018 idealizou o projeto de iluminação pública e desde então o município alcançou mais de 95% de postes com lâmpadas de LED nas áreas urbanas e rurais. O projeto contemplou bairros como Campos Elíseos, Jardim do Sol, Manejo, Vila Julieta, Vila Santa Cecília, Surubi, região da Grande Alegria, Jardim Aliança, Morada do Contorno, região das Barras, São Caetano, entre outros. Além das áreas mais distantes como Engenheiro Passos, Visconde de Mauá, Serrinha do Alambari, Rio Preto e Vargem Grande. O projeto criado pela administração municipal trouxe mais economia aos cofres públicos e também preservação do meio ambiente, pois as lâmpadas de LED consomem menos energia que a tradicional. Com a economia, locais que ainda não tinham iluminação pública passaram a ter.
Frota municipal
Em 8 anos de governo, mais de 200 novos veículos foram adquiridos. A frota inclui carros de passeio, vans, ambulâncias, caminhonetes, retroescavadeira, caminhões, micro-ônibus e ônibus escolares.
Implantação da nova viação de ônibus
Resende, em 2023, após um pouco mais de 23 anos de operação da antiga empresa, ganhou uma nova viação de transporte público: a Princesinha do Vale. Os veículos da nova frota são 100% zero km, têm menos emissão de poluentes e circulam pelas áreas urbana e rural. Além disso, os usuários contam com aplicativo que possibilita acompanhar os horários e trajeto dos ônibus.
Obras iniciadas em 2024
Este último ano de 2024 foi marcado pelo início de importantes obras de infraestrutura e mobilidade. Intervenções que avançam e em breve serão entregues, como a pedestrianização da Beira Rio, que consiste na extensão de ciclovia, calçada e construção de decks.
Outros investimentos iniciados em Resende em 2024 e que seguem acontecendo são a construção do novo Condomínio Industrial de Resende, uma parceria entre a Aproaço e a Prefeitura, que consiste na construção de galpões com capacidade para abrigar entre 10 a 40 novas empresas. E ainda a construção da nova base do SAMU, em Visconde de Mauá, que está em andamento com o objetivo de otimizar o direcionamento dos moradores para o Hospital de Emergência e a UPA. O espaço contará com garagem, área de higienização da ambulância, almoxarifado, varanda, quarto, sala de utilidades, cozinha, sala e banheiro.
Palavras chaves: Retrospectiva; Infraestrutura