26/12/2024
RETROSPECTIVA: ESPORTE E LAZER DE RESENDE PASSARAM POR GRANDE TRANSFORMAÇÃO
Resende ganhou o maior parque urbano do sul sul fluminense, cinco Centros Esportivos, diversos eventos e espaços de lazer criados e renovados
Crédito: Divulgação/PMR
Foram muitos desafios desde 2017, mas a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, conseguiu democratizar e estender as opções de esporte para a população da cidade. A gestão fez a grande aposta na criação de Centros Esportivos, que passaram a oferecer, de uma forma organizada, diversas modalidades e atividades físicas com a estrutura adequada e apoio de profissionais capacitados.
Crianças, jovens, adultos e idosos ganharam espaço e atenção através do entendimento de que o esporte significa mais saúde e qualidade de vida. Lutas, como jiu-jitsu e judô, Ballet, pilates, yoga, funcional, zumba, jazz, futsal, futebol e muitas outras opções passaram a ser oferecidas de forma gratuita e com qualidade. Os Centros Esportivos, que foram construídos do zero, ficam no Centro, no Paraíso, no São Caetano, no Jardim Aliança e em Engenheiro Passos.
Além disso, a gestão municipal promoveu eventos esportivos que aguçam o espírito esportivo e a competitividade sadia entre os praticantes, com grandes eventos dignos do esporte. Praticantes de ciclismo, corrida e caminhada de Resende ganharam passe livre no Parque Nacional do Itatiaia por intermédio de uma parceria entre a Prefeitura de Resende e a diretoria do parque, além de eventos em montanhas da região.
A gestão municipal foi além do comum, atuou com criatividade e incentivou práticas que estão em crescimento ou que acabaram de surgir e estão virando febre pelo Brasil, como é o caso do “X1”, onde dois oponentes se enfrentam em um duelo de futebol, e do “Basquete 3x3”, uma variação do tradicional basquete que ganhou o mundo nos últimos anos.
Outra modalidade que ganhou investimento foi o judô. Através de parcerias, o município se aproximou de aliados que ajudaram a criar potencias do esporte, assim como em outras modalidades. O esporte invadiu escolas e rendeu muitos frutos. Um dos exemplos é Ana Gabrielle de Sousa Soares, aluna da E.M. Noel de Carvalho que medalhista panamericana e colecionou conquistas importantes a nível nacional e internacional ao longo dos anos.
- Tivemos muito carinho com o esporte, a atividade física para todas as idades e no incentivo dessas práticas. Nossa população da melhor idade ganhou muita atenção e cuidado, afinal, oferecer atividades para esse público é também trazer mais longevidade e vitalidade, cuidado com carinho da saúde. E não podemos esquecer das nossas crianças que estão crescendo com acesso ao esporte, conhecendo e experimentando modalidades e até se tornando grandes potências. Temos a sensação de dever cumprido quando olhamos a qualidade dos centros esportivos que se tornaram um sonho realizado em Resende e também nos orgulhamos de não ter esquecido de ninguém. Trabalhamos pela acessibilidade e para que todos possam se divertir – disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
No lazer e diversão das famílias, várias obras de revitalização e construção de áreas de lazer foram realizadas, como, por exemplo, as praças da Caixa D’Água, Dona Filó e do São Caetano. Mais os maiores destaques ficam para o Parque Zumbi e o Ecoparque. Há poucos dias inaugurado, o Ecoparque, que é o maior parque urbano do sul fluminense, já está é um sucesso de público, se tornando um dos parques mais visitados da cidade.
Pensando na acessibilidade, muitos pontos da cidade ganharam recursos adaptados, como balanços para cadeirantes, rampas de acesso e mudanças que democratizam espaços de suma importância e tornam Resende um lugar mais receptivo para a própria população.
Palavras chaves: Esporte Lazer Retrospectiva