Assistência Social e Direitos Humanos

24/10/2019

MAIS UMA EDIÇÃO DA AÇÃO ‘RESENDE CIDADÃ’ ACONTECE NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR CARLINHOS

Ação social na Fazenda da Barra III terá novidades: Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, Cavalaria da PM, Grupo Coalizão e PVE (Parceria pela Valorização da Educação)

Crédito: Carina Rocha

A sétima edição da ação social ‘Resende Cidadã’ será realizada neste sábado, dia 26, na Escola Municipal Professor Carlinhos, no bairro Fazenda da Barra III. O evento, que acontecerá entre 9h e meio-dia, é promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Diretoria de Direitos Humanos, ligada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A ação, que ocorre uma vez por mês, tem por finalidade disponibilizar atendimentos públicos gratuitos e atrativos de cultura e lazer. Um dos principais objetivos é estimular o exercício da cidadania nas comunidades em situação de vulnerabilidade social ou com dificuldade de acesso a bens e serviços públicos.

Esta edição será voltada para os moradores dos bairros Fazenda da Barra III, Morada da Barra, Parque Minas Gerais e os Condomínios Tulipa e Gardênia. O cronograma inclui orientação jurídica fornecida pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Estácio de Sá. A Fundação Leão XIII também participará com a gratuidade de certidões e carteiras de identidade. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região Médio Paraíba II marcará presença.

Ainda faz parte da programação o projeto de incentivo à leitura ‘Árvore do Saber’, da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), além de pintura no rosto e esculturas com bexigas. A Atenção Básica da Unidade de Saúde da Família (USF) da Barra III estará presente com aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientações e campanhas.

Às 10h, haverá apresentação de karatê, da Secretaria de Esporte e Lazer. Às 11h, pela primeira vez no ‘Resende Cidadã’, terá mobilização do Grupo Coalizão, que promove atividades preventivas ao uso de álcool e outras drogas. De acordo com a diretora de Direitos Humanos, Emanuele Dalpra, a ação, antigo ‘Balcão de Direitos’, passou por reformulação no início do ano e, a cada nova edição, traz mais novidades para a população.

— A primeira edição aconteceu em março deste ano, no Parque Coophasul, no bairro Cidade Alegria, e foi um sucesso. A reestruturação foi necessária para aumentar o número de serviços oferecidos e repaginar a ação para valorizar a questão da cidadania. O ‘Balcão de Direitos’ reunia basicamente ações da Saúde e da Assistência Social. Atualmente, temos aproximadamente 30 parceiros articulados, entre serviços públicos municipais e estaduais, setores privados e organizações da sociedade civil, e estamos ampliando a programação cada vez mais. Nesta sétima edição, além do Grupo Coalizão, teremos outros diferenciais: a Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, do 37º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Resende, que atua na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas para vítimas de violência doméstica, concedidas pelo Poder Judiciário; dois cavalos da Cavalaria da PM, que as crianças vão poder andar; e PVE (Parceria pela Valorização da Educação) – destacou.

Vale lembrar que, no projeto ‘Resende Cidadã’, estarão envolvidos os seguintes parceiros, órgãos e serviços municipais: Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Parque Minas Gerais; Niam (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher); Coordenadoria da Mulher; Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social); Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua); Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); Caps ad (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas); Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); Ouvidoria da Prefeitura; Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos); e CadÚnico (Cadastro Único).

Palavras chaves: Resende Cidadã