06/06/2012
Levantamento da Ouvidoria registra queda de reclamações na limpeza urbana
Redução das solicitações comprova êxito das ações no setor
Crédito: Jorge Trindade ACOM/PMR
A Ouvidoria da Prefeitura apresentou esta semana um relatório que revela uma redução do número de reclamações relacionadas à existência de terreno baldio (particular) com mato e/ou entulho, mato alto (roçada/capina de rua) ou com possíveis focos da dengue. O relatório é baseado nos registros feito pela Central de Atendimento ao Cidadão, serviço mantido pela administração municipal, também conhecido como Linha Viva (0800-889-0808).
A análise da equipe da Ouvidoria tomou como base o mês de maio de 2011 e 2012. No ano passado, o relatório demonstrou que para reclamações referentes à terreno baldio de propriedade particular contendo mato ou entulho, o Linha Viva registrou 73 atendimentos (12,4% das ligações). Em 2012, o mesmo item contabilizou 51 atendimentos (9,9% das ligações).
Para ligações solicitando serviço de roçada ou capina de mato alto na rua (foto), a Central de Atendimento ao Cidadão totalizou em maio de 2011, 14 atendimentos (2,4% das ligações). No ano seguinte, a Ouvidoria registrou oito chamadas (1,6% das ligações). A maior redução de ligações foi registrada para denúncias relacionadas à existência de possíveis focos do mosquito da dengue. Em maio de 2011, foram 48 ligações (8,1% ligações) solicitando a presença da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Já neste ano, o número caiu para sete atendimentos em maio (1,4% ligações).
De acordo com o Ouvidor do Município, Antônio Leão, a redução dos números "tem uma relação direta com ações implementadas pelo governo no sentido de melhorar a qualidade no serviço de limpeza urbana e combate à dengue".
Ele lembra que, no período de novembro de 2010 a março de 2011, o Município enfrentou um agravamento dos problemas relacionados à limpeza urbana (mato alto, terrenos mal cuidados, coleta de lixo, recolhimento de lixo verde e entulho, focos de dengue e animais peçonhentos). Em julho de 2011, a administração municipal realizou uma nova licitação com mudança no contrato para o serviço de capina e roçada em vias públicas, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Com o novo contrato, o Município foi dividido em sete regiões e o serviço passou a ser executado por sete empresas diferentes.
A medida representou uma queda significativa das solicitações de serviços de limpeza urbana feitas por meio do Linha Viva, passando de 1.051 atendimentos realizados antes da licitação (34,21% das ligações registradas), para 578 atendimentos (23,78% das ligações). Essa redução foi de 45%.
- Essa queda apontada pelo nosso levantamento do Linha Viva reflete o êxito nas medidas tomadas pela Prefeitura e na satisfação da população - avalia o Ouvidor.
Ação conjunta de secretarias garante o combate à dengue
As melhorias da limpeza urbana contam também com ações como os Mutirões de Combate à Dengue, quando agentes sanitários percorrem os bairros recolhendo recipientes que podem acumular água parada, como garrafas, pneus, latas velhas e tambores, entre outros objetos. O serviço recebe o apoio de caminhões e máquinas retroescavadeiras. A ação é uma parceria entre as secretarias de Saúde (CCZ e Vigilância Sanitária), Serviços Públicos e Obras.
O resultado das melhorias na limpeza urbana apareceu também em levantamento realizado pela Secretaria de Saúde. Segundo dados do setor de Vigilância em Saúde, de janeiro a maio deste ano, foram confirmados no município 120 casos de dengue. No mesmo período do ano passado, foram registrados 296 casos confirmados da doença. A redução foi de 60%.
Palavras chaves: ATENDIMENTO AO CIDADÃO