Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

21/11/2019

FESTIVAL RESENDENSE DE CAPOEIRA ACONTECE NESTE SÁBADO, DIA 23, NO PARQUE DAS ÁGUAS

Serão realizadas rodas de capoeira, oficinas e apresentação musical de 8h30 até o início da tarde

Crédito: Jenny Faulstich

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), promove o I Festival Resendense de Capoeira, neste sábado, dia 23. A programação será desenvolvida de 8h30 até o início da tarde, no Parque das Águas, situado na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, no bairro Jardim Jalisco. O evento, que passou a fazer parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura, acontecerá no Dia Municipal da Capoeira e do Capoeirista, celebrado em 23 de novembro.

O festival será aberto às 8h30. Às 9h, haverá a atividade ‘Vivência de Capoeira’, com os mestres Cláudio, Claudinho e Edu. Às 10h, serão realizadas rodas de capoeira e as seguintes oficinas: Instrumental e de Musicalidade, ministrada pelo professor Giovani; de Maculelê, com o mestre Dedé; de Movimento Técnico, com o professor Negão; e de Jongo, com o monitor Bob. Por volta de 11h, será iniciada uma grande roda de capoeira. Ao meio-dia, começará a apresentação musical da Casa da Cultura Macedo Miranda.

Para o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, a realização da primeira edição do Festival Resendense de Capoeira finaliza com chave de ouro um mês inteiro dedicado à cultura negra do município.

— No mês da Consciência Negra, data que simboliza luta e reflexão, o governo municipal ofereceu palestras e atividades comemorativas. Foi inaugurada a mostra “Documentos sobre a População Negra em Resende no Século XIX”, que segue até o dia 20 de dezembro, no Arquivo Histórico Municipal, no Centro Histórico. Também foi aberta a ‘Exposição da Beleza Negra’, que estará disponível para visitação até o dia 30 deste mês, no Arquivo Histórico. Teve a palestra “Lutas: Resistência Negra e Atualidades”, no último dia 13, no Espaço Z. No próximo dia 29, será encerrada a exposição ‘Arte na Capa’ com o tema “Um Sorriso Negro”, no Museu da Imagem e do Som (MIS). Houve show da ‘Música Popular Brasileira Negra’, com o violonista Marcel Powell, no último dia 20, no Espaço Z. Além de um incentivo ao esporte, a capoeira faz parte da história do Brasil, no contexto da resistência dos escravos à grande violência física sofrida no passado. Valorizar a importância da cultura negra para o País é uma maneira de nos juntarmos nesta luta pela igualdade de direitos – destacou o presidente.

Vale lembrar que a roda de capoeira, herança cultural afro-brasileira, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2014, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No domingo, dia 24, ainda haverá um desfile para enaltecer a beleza das mulheres negras com todas as faixas etárias, na Praça da Alimentação do Resende Shopping, às 18h.

Palavras chaves: Festival Resendense De Capoeira