Superintendência de Defesa Civil

22/12/2011

Prefeitura vacina quase cem por cento do rebanho bovino

Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município oferece apoio técnico para 1.500 produtores

Prefeitura vacina quase cem por cento do rebanho bovino

Crédito: Wagner Alves - ACOM PMR

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária divulgou, esta semana, um balanço da segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, que foi realizada no mês de novembro. O Município imunizou 99,5 por cento do rebanho bovino da cidade (foto), o que correspondeu a aproximadamente 46.800 animais. A campanha foi promovida em parceria com a EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), o Sindicato Rural de Resende e o Núcleo de Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura. Cerca de 1.500 produtores de toda a zona rural da cidade receberam gratuitamente o suporte dos técnicos da Secretaria de Agricultura. De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, engenheiro Miguel Dias, “os resultados obtidos pela administração do prefeito José Rechuan (PP) nas campanhas de imunização contra a febre aftosa continuam sendo positivos e mostram novamente o trabalho realizado pela Prefeitura no sentido de fortalecer cada vez mais a agropecuária como uma das atividades principais da economia local, além de reafirmar a preocupação com a qualidade dos produtos consumidos pela população”. - Desde 2009, nossa média tem ficado acima do percentual de 98,5 por cento. Esse resultado comprova que realmente os produtores estão se conscientizado a respeito da importância de vacinarem seus animais. Na campanha de novembro, o índice superou a média – destacou o secretário. Segundo o veterinário da Secretaria de Agricultura e Pecuária, João Ricardo Teixeira Neves, responsável pela campanha em Resende, a imunização é obrigatória e cumpre a determinação do Ministério da Agricultura. Os donos de animais não imunizados ficam impedidos de comercializar a produção leiteira ou qualquer outro produto de sua propriedade. Além disso, estão sujeitos à multa e poderão ter a propriedade interditada pelas autoridades sanitárias. Os produtores que ainda não vacinaram seus animais contra a febre aftosa devem procurar o Núcleo de Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura, cuja localização em Resende fica na Rua Coronel Brasiel 33, em Campos Elíseos, prédio anexo à sede da EMATER-RJ. No local, serão fornecidas orientações sobre multa, atualização cadastral e os procedimentos para a imunização do rebanho. João Ricardo informa também que outra campanha realizada durante todo o ano em Resende é a imunização de animais bovinos contra a raiva e a brucelose. Além disso, a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município adquiriu duas botijas contento 600 doses de semens de diferentes raças de bovinos. O veterinário explica que o trabalho de inseminação tem como objetivo melhorar a genética do rebanho bovino de leite e corte. Para ter acesso a estes serviços, os proprietários podem fazer a solicitação na sede da Secretaria de Agricultura, que fica no Parque de Exposições, ou através do telefone 3360-7502, de segunda a sexta-feira, entre 7 e 17 horas.
Palavras chaves: CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA