21/02/2025
PREFEITURA DE RESENDE INICIA CONVÊNIO PARA DESBUROCRATIZAR EMPREENDEDORISMO NO MUNICÍPIO
Gestão municipal lançou parceria com o Sebrae para o início da consultoria no REDESIM na quinta-feira (20)
Crédito: Rafael Oliveira
Menos burocracia, mais empreendedorismo. Esse é o objetivo da parceria que será iniciada nas próximas semanas em Resende. Na quinta-feira (20), o município reuniu empreendedores para o lançamento da consultoria do Sebrae na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). A rede é um conjunto de diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas.
A iniciativa da prefeitura se dará através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços. Ao final do trabalho, será viabilizado para o município o “Regin 2.0”, que é o sistema mais atual da JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), que automatiza o processo de abertura de empresas, permitindo a análise instantânea da viabilidade do novo negócio.
De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Fernando Rodrigues, o novo sistema vai transformar a abertura de empresas em Resende. O lançamento do trabalho, previsto para ser finalizado em 4 meses, envolve uma equipe multidisciplinar de todas as instituições, que contribuíram com a construção de um processo moderno e que atenda as demandas dos empreendedores do município.
- É um projeto muito promissor que vai contribuir muito com o desenvolvimento de Resende e vai incentivar uma atividade econômica muito importante que é o empreendedorismo. Com menos burocracia e mais apoio, estamos criando um ambiente mais favorável ao crescimento e atração de novos negócios para o município, oferecendo melhores condições para um caminho de sucesso. Estamos muito felizes com a implementação do projeto e continuaremos dedicados na tarefa de promover a desburocratização e fomentar o aquecimento da atividade em Resende – disse o secretário.
O sistema vai conferir as opções de abertura de empresas mais rápida; dispensa de alvarás para negócios de baixo risco; a; alvará automatizado para médio risco, além da redução do tempo de Viabilidade.
Palavras chaves: Sebrae Empreendedor Desburocratização