02/04/2012

Prefeitura realiza encontro sobre Programa Conta na Balança

Estudantes são orientados sobre como prevenir a obesidade

Prefeitura realiza encontro sobre Programa Conta na Balança

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Dando continuidade ao Programa Conta na Balança, que visa fornecer acompanhamento nutricional e esportivo aos alunos matriculados em turmas da Educação Infantil e do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, a fim de prevenir a obesidade na infância, a Secretaria Municipal de Educação promoveu semana passada um encontro da médica cardiologista Ana Paula Rechuan com pais de alunos da Escola Lídia Pires Magalhães (Morada da Felicidade) - foto. Profissional da rede municipal de saúde, Ana Paula atende no posto de saúde do Manejo.

O Projeto Conta na Balança é desenvolvido através de uma ação integrada entre três secretarias municipais (Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos); FUNRESP (Fundação Resende Esportes); Conselho Municipal de Acompanhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança; e da Fundação ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). O projeto tem como objetivo apurar, analisar e descrever os índices de crescimento, composição corporal e estado nutricional dos estudantes.

Participam atualmente do projeto as escolas Lídia Pires Magalhães (Morada da Felicidade), Júlio Verne (Vila Vicentina); Esther Politi (Fazenda da Barra I); Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi); Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III); Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria); Surubi; Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II); Dona Mariúcha (Santo Amaro) e Bairro Cabral.

Na primeira fase do projeto os estudantes estão passando por avaliações para que sejam coletadas informações relativas ao peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências. Na escola Lídia Píres Magalhães, os resultados da avaliação feita com 81 dos 204 estudantes matriculados na unidade de ensino, revelaram que 24 por cento apresentaram algum comprometimento no resultado IMC (Índice de Massa Corpórea), identificando sobrepeso ou obesidade.

- Esta avaliação é muito importante, porque uma criança com excesso de peso tem grandes chances de se tornar um adulto obeso. E e a obesidade é um dos fatores causadores de doenças do coração, hipertensão arterial (pressão alta) e diabetes, motivo pelo qual consideramos essencial trabalharmos com a prevenção destas doenças já na infância - frisou Ana Paula.

Para as crianças em que foram identificados sobrepeso ou obesidade, a escola irá fornecer alimentação e atividades estivas diferenciadas. Para tanto, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação irá até a escola, onde iniciará um trabalho com esse grupo de estudantes e as famílias serão orientadas sobre como manter hábitos alimentares saudáveis em casa.

- É importantíssimo o envolvimento das famílias neste trabalho, pois não adianta mudar os hábitos das crianças na escola se não houver uma continuidade do trabalho em casa. Hoje em dia as crianças ficam muito tempo em frente à televisão ou computador, e não se exercitam, além de consumirem alimentos muito calóricos como biscoitos recheados e doces. As crianças precisam ingerir mais alimentos saudáveis, como frutas e legumes. A comida simples é que faz bem ao coração - salientou.

As crianças identificadas com excesso de peso e obesidade também serão assistidas por um nutricionista na unidade mais próxima da sua casa do PSF (Programa Saúde da Família) e vão ser incluídas em programas de esportes do município. O projeto tem a participação de psicólogos, professores de Educação Física, diretores, educadores, assistentes sociais e orientadores pedagógicos.

As escolas selecionadas para receber o projeto em sua etapa inicial abrigam o Programa Educação Integral, cuja realização acontece por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal. O Programa de Educação Integral proporciona aos estudantes atividades pedagógicas, esportivas, culturais, de prevenção e promoção da saúde, entre outras ações.

A localização numa área de abrangência do Programa Saúde da Família é justamente um dos critérios para o funcionamento do Projeto Conta na Balança, o que permite os encaminhamentos necessários aos serviços da rede pública dos alunos avaliados.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO E SAÚDE