Obras e Serviços Públicos

06/07/2012

Prefeitura inaugura obras de reforma e ampliação na escola municipal do Sertãozinho

Laboratório de informática ganhou 10 carteiras informatizadas

Crédito: Andresa Gil - ACOM/PMR

O Prefeito José Rechuan e a secretária municipal de Educação, professora Rosaly Azevedo, inauguraram na tarde da última quinta-feira, dia 05 de julho, as obras de reforma geral e ampliação da Escola Municipal Francisco Tavares Rezende (Fazenda Sertãozinho). O investimento foi na ordem de R$ 213 mil de recursos próprios do governo municipal.

O prefeito considerou "uma alegria" constatar que o número de crianças matriculadas nessa unidade de ensino aumentou de 59 no ano de 2009 para cerca de 80 hoje.

- Este sempre foi um grande desafio para o governo municipal, diminuir a evasão escolar, fazer com que as crianças venham para a escola e que gostem de estudar - disse, acrescentando que, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), a evasão escolar do município diminuiu de 1,4% no ano de 2007 para 0,8% em 2011.

Ainda segundo o prefeito, além de oferecer transporte para as crianças da zona rural chegarem até a escola, a administração municipal está buscando meios de pavimentar as estradas, visando facilitar a vida de quem vive nestas áreas do município. Rechuan afirmou que mais de 89% do território de Resende está situado na zona rural e é onde estão situados também mais de 400 km de estrada.

- Temos que cuidar das estradas da melhor maneira. Esta estrada estadual que dá acesso à Escola Francisco Tavares Resende, por exemplo, está com os dias contados. Em entendimento com o vice-governador Pezão, conseguimos que ainda neste sejam licitadas as obras de pavimentação da estrada e até o ano de 2013 ela já estará totalmente asfaltada - anunciou o prefeito.

Ele ressaltou também que a educação é um fator importante para o desenvolvimento do município e, por isso, a Prefeitura reformou, ampliou e modernizou as unidades de ensino, colocando espaço para brincar, com computadores, salas de aulas confortáveis, e alimentação saudável.

- Com a chegada do asfalto também chegará desenvolvimento e emprego. Acredito que não há nenhum atalho para que as pessoas alcancem essas oportunidades se não for através dos estudos. Por este motivo, o nosso desafio é fazer com que as crianças entendam isso. E a linguagem que usamos para falar isso para elas é fazer com que elas gostem cada vez mais da escola, fazer das escolas um local cada vez mais atraente. - finalizou.

A unidade recebeu reforma geral do telhado e do piso, pintura interna e externa, a construção de um pátio coberto em estrutura metálica, ampliação do laboratório de informática, readequação do refeitório e da cozinha, construção de rampa de entrada e adaptação dos banheiros para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência física, além da construção de um escovódromo e de mais uma sala de aula. Outra novidade foi a modernização do laboratório de informática que recebeu 10 carteiras informatizadas.

Situada na zona rural do município, na localidade Fazenda Sertãozinho, a Escola Municipal Francisco Tavares Rezende, atende aproximadamente 80 estudantes, em classes multisseriadas, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

Esta é a terceira obra que o governo municipal entrega em escolas da zona rural do município: a primeira foi a Escola Municipal Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), construída para atender estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. A segunda foi a reforma geral da Escola Municipal João Rodrigues, na Fumaça, que atende estudantes do primeiro ao quinto ano.

A Prefeitura está realizando ainda as obras de reforma geral do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) e da Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), que em breve também serão entregues à população. Além disso, nos próximos dias, serão iniciadas as obras de melhorias na Escola Municipal Bairro Cabral e na Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO