Obras e Serviços Públicos

01/12/2016

Obras de infraestrutura são realizadas no Centro e bairros distantes

Levantamento aponta serviços de pavimentação em várias regiões

Obras de infraestrutura são realizadas no Centro e bairros distantes

Crédito: Marcio Fabian - ACOM/PMR

Da região central às comunidades mais afastadas de Resende, a maioria dos bairros e distritos do Município recebeu obras de infraestrutura durante os dois mandatos do prefeito José Rechuan. Dando continuidade ao balanço das ações principais realizadas em seus dois governos, Rechuan divulgou hoje um levantamento a respeito das obras e serviços que se tornaram realidade ao longo dos últimos oito anos.

O prefeito destacou que os dois acessos mais importantes à região urbana de Resende para quem vem da Via Dutra receberam investimentos que passaram a garantir condições melhores para o tráfego de veículos e à circulação de pedestres. A Avenida Dorival Marcondes de Godoy foi ampliada, recebeu nova pavimentação e teve suas duas travessias alargadas (um viaduto sobre a linha férrea e a ponte do Rio Alambari). Já as obras de asfaltamento na Avenida Francisco Fortes Filho (Acesso Oeste), na região da Grande Alegria, começaram em 2010, tendo sido concluídas no segundo semestre de 2012.

O balanço anunciado pela prefeitura lembra outras obras de pavimentação, entre elas o calçamento de todas as ruas do bairro Campo Belo, na região da Fazenda da Barra; o asfaltamento da Avenida Juscelino Kubitscheck (Itapuca); a nova pavimentação das ruas principais de Campos Elíseos e do Bairro Comercial; o recapeamento asfáltico de ruas nos bairros Paraíso, Cabral, Cidade Alegria; e o asfaltamento de 12 quilômetros através do “Programa Asfalto na Porta”.

A administração do prefeito José Rechuan ampliou ainda a Avenida Gustavo Jardim, no Centro, que recebeu novo asfaltamento, teve instalado um novo sistema de sinalização viária, ganhou uma ciclovia e recebeu novas galerias de águas pluviais visando diminuir os riscos de inundações. Atualmente se encontram em andamento as obras de pavimentação nas vias principais da região do Manejo, entre elas a Avenida Governador Portela.

A região da Grande Alegria recebeu outros três serviços importantes de infraestrutura: o novo asfaltamento da Avenida Perimetral Norte, a construção da nova galeria de águas pluviais no trecho entre o Loteamento Mirante das Agulhas e a entrada da Cidade Alegria, além da nova ponte de acesso à região do Jardim Primavera, sobre o canal periférico.

A Estrada-Parque de Mauá foi outra obra de grande porte, iniciada em 2010 e concluída no ano seguinte. Além de melhorar as condições de acesso aos moradores daquela região, a obra é considerada um dos avanços mais importantes da atual administração no sentido de incrementar o turismo do Município. A construção do calçadão da Avenida Nova Resende (Campos Elíseos) e a instalação da passarela metálica entre o terminal rodoviário do Centro e a ponte velha, também fazem parte do levantamento das obras principais executadas a partir de 2009.

Outras duas obras em andamento foram destacadas no levantamento. A Estrada Surubi-Bulhões com serviços de recuperação das ruas que dão acesso a esta via, entre eles asfaltamento e drenagem. E as obras de melhorias da infraestrutura na Região do Manejo que contemplam cinco ruas com serviços de drenagem, construção de redes de águas pluviais e de esgoto, colocação de base, pavimentação asfáltica e construção de calçadas.

Palavras chaves: Obras