Obras e Serviços Públicos

Construção da Clínica da Família também está a todo vapor

Obra de reforma do posto de saúde da Serrinha é retomada

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura retomou no final do mês passado as obras de reforma da unidade de Saúde da Família da Serrinha. Os serviços tiveram início no final de 2013, porém foram paralisados, pois a empresa vencedora do processo licitatório abandonou a obra.

As melhorias previstas são reforma geral e adequação do espaço interno, com a criação de salas para nebulização, fisioterapia, almoxarifado, banheiros adaptados para deficientes físicos e recepção. A obra está orçada em R$ 187.494,26 e será custeada com recursos próprios da Prefeitura. Cerca de 920 pessoas serão atendidas no local.

Na unidade, os moradores têm à disposição uma equipe formada por médico clínico geral, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, fisioterapeuta, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais.

De acordo com a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Paula Bueno, a reforma visa oferecer mais conforto no atendimento aos pacientes e proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais.

- Na primeira etapa, concentramos as obras nas unidades de saúde da zona urbana do município e agora estamos contemplando os postos de saúde da zona rural – explicou a superintendente.

A Prefeitura entregou neste ano a reforma do posto de saúde de Rio Preto e, no ano passado, os postos de Mauá e de Fumaça.

Na avaliação da superintendente, as ações desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família são fundamentais para diminuir os agravamentos de saúde e as internações causadas por complicações de saúde.

- Os módulos do Programa Saúde da Família são responsáveis pelos trabalhos de prevenção, ou seja, o acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, da vacinação das crianças e a realização de exames preventivos para mulheres – enumerou.

Os moradores também contam com consultas médicas, com enfermeira, pré-natal, atendimento em grupos e realização de procedimentos, como aferição de pressão, curativos e nebulização.

Ainda está em andamento a construção da Clínica da Família, no bairro Morada da Montanha, que deve ser entregue até o final do ano. A unidade vai atender aproximadamente 1.800 famílias dos bairros Morada da Montanha, Jardim D'Oeste, Jardim Aliança I e II, Mirante da Serra e Morada do Contorno. As comunidades contarão com duas equipes da Saúde da Família.

Com uma área de 400 metros quadrados, a clínica dispõe de cinco consultórios para atendimento ginecológico, consultas médicas e fisioterapia, dois consultórios odontológicos, salas para educação em saúde, para realização de procedimentos, para vacinação e para esterilização, além de dispensário de medicamentos e banheiros adaptados.

A obra representa um investimento do governo do estado no município de cerca de R$ 167 mil e tem como objetivo ampliar e qualificar a Atenção Básica nos municípios fluminenses.

Já a Prefeitura deverá contratar os profissionais que atuarão na Clínica da Família, como médicos clínico geral, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, dentistas, auxiliares de saúde bucal, entre outros.

Palavras chaves: OBRAS