Obras e Serviços Públicos

Defesa Civil monitora nível da água no Rio Sesmaria

Em alerta! Chuva na Grande Alegria foi maior do que registrado na cidade

Crédito: Divulgação

Localizado no lado oeste de Resende, a região da Grande Alegria registrou entre o final da tarde e o começo da noite desta terça-feira, dia 13 de dezembro, o volume de 63 milímetros de chuva, número equivalente à quantidade prevista para chover durante dois dias. O índice foi maior do que o volume ocorrido no restante da cidade, no mesmo período: 53 milímetros. Diante da possibilidade de novas temporais nos próximos dias, a Defesa Civil do Município trabalha em sistema de alerta máximo. Uma das preocupações é o Rio Sesmaria, motivo pelo qual o leito deste manancial vem sendo monitorado de forma permanente pelos técnicos do órgão.

Com o transbordamento de um canal situado no Loteamento Boa Vista, próximo ao bairro Cidade Alegria, diversas ruas de bairros da Grande Alegria foram afetadas com inundações na noite de ontem(terça-feira). Segundo o coordenador da Defesa Civil, Atanagildo dos Santos, uma represa localizada dentro de uma propriedade particular, na parte alta do condomínio da Casa da Lua, transbordou, fazendo com que uma grande quantidade de água fosse descendo até chegar ao canal, arrastando muito lixo no trajeto, numa distância aproximada de 800 metros.

O entupimento do manilhamento deste córrego na entrada do Boa Vista fez com que o nível da água aumentasse, alagando inclusive a estrada que liga Resende ao município paulista de São José do Barreiro. Entre seis e dez horas da manhã desta quarta-feira, operários da Prefeitura de Resende retiraram dez caminhões de lixo do canal. Além de dois caminhões, os operários trabalharam com o auxílio de uma máquina retroescavadeira. Não houve registros de alagamentos em casas.

- A Defesa Civil permanece de prontidão 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, mas é fundamental que tenhamos a colaboração dos moradores no sentido de não jogar lixo e entulho nas vias públicas e nos mananciais, pois esse problema acaba aumentando os riscos de alagamentos e até transbordamentos. A Defesa Civil atua de forma integrada com todas as secretarias municipais visandoatender as chamadas de emergência, mas a colaboração de todos é fundamental – disse Atanagildo, acrescentando que os contatos com o órgão devem ser feitos gratuitamente, através do número 199.

No que diz respeito ao Rio Sesmaria, Atanagildo dos Santos lembrou que em 2010, o manancial transbordou duas vezes, a primeira em março e a outra em dezembro, devido aos temporais ocorridos no local onde fica a nascente do rio, em Formoso, distrito de São José do Barreiro. A partir destes dois episódios no Sesmaria, a Prefeitura de Resende iniciou obras de prevenção no trecho do manancial que corta o município fluminense. Entre os serviços executados, esteve a construção de três muros de contenção.

- Desde outubro do ano passado, a Defesa Civil do Município reforçou o esquema de prontidão, que vai ser executado até março. No caso do Rio Sesmarias, tivemos notícias de uma forte chuva em Formoso no final da tarde de ontem (terça-feira), que logo terminou. Mesmo assim, o leito chegou a subir quase três metros. Estamos em contato permanente com os técnicos da Defesa Civil de São José do Barreiro e realizando o monitoramento do manancial de maneira constante – finalizou Atanagildo.

Palavras chaves: DEFESA CIVIL