09/03/2012

Dengue: Prefeitura anuncia 4 mil testes rápidos contra a doença

Resultado dos exames fica pronto em apenas dez minutos

Dengue: Prefeitura anuncia 4 mil testes rápidos contra a doença

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta sexta-feira, dia 09, a chegada de quatro mil testes rápidos que serão feitos em pacientes com suspeita de dengue. Desse total, duas mil unidades estarão disponíveis no Hospital Municipal de Emergência, e o restante será enviado à UPA da Grande Alegria (Unidade de Pronto Atendimento) e ao Laboratório Municipal, cuja localização fica em frente ao Colégio Santa Ângela, no Centro. O resultado do teste rápido sai em dez minutos, agilizando com isso o trabalho de prevenção e combate à doença na cidade.

Para tornar ainda mais rápida a realização do exame, as equipes de enfermagem das unidades básicas de saúde da Prefeitura estão recebendo treinamento sobre a coleta de amostras destinadas aos testes nos próprios postos. Com isso, os pacientes não vão precisar ir o Laboratório Municipal. Até o final do mês, a coleta chegará também às unidades médicas da Serrinha do Alambari, Capelinha, Visconde de Mauá, Fumaça, Bagagem, Paraíso, Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio e Paraíso, os cinco primeiros situados na Zona Rural e os dois últimos na área urbana.

-  A Prefeitura está adotando todas as medidas cabíveis para diminuir o número de casos de dengue em Resende e evitar o agravamento do estado de saúde dos pacientes e até mesmo o registro de óbitos provocados pela doença. - destacou a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Lúcia Albuquerque, destacando ainda a realizando de mutirões de limpeza como um dos serviços da Prefeitura de prevenção e combate à dengue (foto).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, neste ano de 2012, dos 106 casos registrados como suspeitos, sete deles tinham sido confirmados até a tarde de ontem, dia 08 de março. As amostras de sangue dos outros 99 casos suspeitos estão sendo analisados em laboratórios.

Palavras chaves: PREVENÇÃO