Home » Serviços »

Saúde

Botão Voltar
Botão Home

19/05/2017

Programa quer combater tabagismo em Resende

Secretaria de Saúde está formando grupos de interessados em parar de fumar

Créditos: Jenny Faulstich/PMR

Os fumantes interessados em deixar o cigarro e cuidar melhor da sua saúde já podem contar com um aliado importante em Resende: o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, que está sendo retomado pela Prefeitura, após ter sido paralisado no final do ano passado devido à demissão de diversos funcionários da área da saúde pelo governo anterior.

Para reativar plenamente o programa, que já conta com grupos nos bairros Morada da Montanha, Paraíso, Alambari e Cabral, a Secretaria de Saúde está fazendo o treinamento de profissionais e formando novas turmas de pessoas interessadas em deixar o cigarro. Os grupos têm em média 15 participantes e o tratamento oferecido é baseado num programa desenvolvido pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). O tratamento conta com acompanhamento médico pelo período de três meses.

De acordo com a coordenadora do Programa, a enfermeira Alessandra Clone, o serviço está sendo reestruturado, visando atender melhor as pessoas que querem deixar o vício do tabagismo, responsável pela morte de mais de cinco milhões de pessoas por ano em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde.

- Ao longo da próxima semana estaremos convocando as pessoas que querem parar de fumar e capacitando, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde, os profissionais que trabalharão no programa para que possamos iniciar novas turmas em nos bairros Paraíso, Alambari e Cidade Alegria já nos mês de junho. Nosso objetivo é, futuramente, atender em todos os Postos de Saúde da cidade, oferecendo à população esta importante ajuda para quem quer parar de fumar e ter uma vida mais saudável – disse a coordenadora.

Dia Internacional – Na próxima quarta-feira, dia 31, data em que se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco, a Prefeitura de Resende promoverá um ato público no Centro Administrativo da Beira Rio com o objetivo de chamar a atenção dos servidores municipais, e da população de uma forma geral, visando formar novos grupos interessados em participar do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo. 

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para servir como um alerta sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo que podem ser evitadas.