Comunicação Social e Eventos

18/09/2014

SINE Resende emitirá Carteiras de Trabalho digitalizadas em 2015

Ministério do Trabalho e SETRAB iniciam remessa de softwares e equipamentos

SINE Resende emitirá Carteiras de Trabalho digitalizadas em 2015

Crédito: Divulgação - SMTR/PMR

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda recebeu na semana passada os primeiros equipamentos e softwares que serão utilizados futuramente na emissão da nova Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital, através do posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE). A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SETRAB) destinou equipamentos periféricos como leitor de impressão digital, plataforma coletora de assinatura digital e câmera digital tipo webcam para o SINE, que deve efetivar a nova tecnologia somente em 2015. Por enquanto, o órgão realiza os testes dos aparelhos.

Segundo a direção do SINE Resende, é necessário que todos os computadores do setor de atendimento estejam configurados e equipados, além de promover a qualificação e treinamento dos atendentes para operar o novo sistema. Enquanto isso, o SINE Resende segue emitindo as carteiras de trabalho em padrão habitual.

- Iniciamos a fase de transição entre carteiras de trabalho preenchidas a punho para as que têm dados digitalizados. A nova carteira permite coletar a assinatura e a impressão digital pelo computador, assim como captar a fotografia digital no momento do atendimento. Nossa previsão é que este serviço seja efetivado a partir de janeiro de 2015 - frisa Cláudia Balieiro, diretora do SINE Resende.

A CTPS digital conta com folhas para as anotações do histórico do empregado, possui tarja magnética e numeração única em todas as vias. O novo modelo foi lançado em 2008 pelo governo federal que desde então promove a substituição do sistema de emissão dos documentos em todo o Brasil.

Segundo o secretário municipal de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet, o objetivo da mudança é dificultar fraudes com a carteira de trabalho. Segundo Besouchet, o novo sistema evitará o preenchimento manual da carteira de trabalho e com isso as rasuras, por exemplo. Vale lembrar que os trabalhadores que já possuem carteira de trabalho não precisam substituir o documento pela carteira digital.

- A nova carteira digital terá material mais resistente e seguro, inclusive adotando um único número facilitando a vida do trabalhador caso perca o documento, pois a segunda via terá o mesmo número registrado na primeira. Não há necessidade de trocar os documentos, apenas as novas emissões futuramente terão esta tecnologia já adotada em vários municípios do país - frisa o secretário.

Enquanto o novo sistema não é efetivado, o cidadão pode requerer sua CTPS no SINE Resende apresentando o CPF e um comprovante de residência que conste o CEP da cidade, além de levar uma foto 3x4. Em Resende a carteira de trabalho pode ser emitida no SINE Resende que funciona em prédio anexo a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, situado na Rua Gulhot Rodrigues, nº 257, bairro Comercial. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. E, ainda, na Agência de Atendimento ao Trabalhador (AAT), órgão vinculado ao governo federal, que funciona a Rua Dr. Cunha Ferreira, nº 136, no Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira durante horário comercial.

Palavras chaves: TRABALHADOR