Resende

13° Min20º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

14/04/2014

Serviço de Terapia Comunitária será apresentado durante Fórum Intersetorial de Saúde Mental

Projeto “Rodas de Terapia” é aberto à comunidade

Serviço de Terapia Comunitária será apresentado durante Fórum Intersetorial de Saúde Mental

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

   Com o objetivo de divulgar o serviço de Terapia Comunitária, a Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira, dia 15 de abril, o Fórum Intersetorial de Saúde Mental, às 8h, no Espaço Z, na Avenida Gustavo Jardim, no Centro, ao lado da Rodoviária Velha.

   Na programação, haverá palestra da coordenadora de Práticas Integrativas Complementares de Volta Redonda, Fabíola Angelita Martins; e da terapeuta comunitária do Rio de Janeiro Maria Cláudia de Alvarenga Costa. Além disso, a coordenadora do Ambulatório Ampliado e Terapeuta Comunitária de Resende, Marina Coelho dos Santos, vai apresentar a experiência do município com as Rodas Comunitárias.

   Após as palestras, será aberto para perguntas e discussão. Segundo a diretora de Saúde Mental, Ângela Monteiro, os fóruns acontecem bimestralmente e têm a finalidade de debater temas da saúde mental, além de integrar diversos setores.

  - É uma oportunidade também para a comunidade conhecer os serviços prestados, para tirar dúvidas e ver as experiências de outros municípios - destacou.

  O serviço de Terapia Comunitária é uma técnica de trabalho com grupos para prevenção e promoção da saúde, com o objetivo melhorar as relações sociais dentro da comunidade. A diretora informou que o programa faz parte da política de práticas integrativas e complementares do Ministério da Saúde.

   - Nosso alvo é a comunidade. Acreditamos que esse acolhimento pode evitar que o sofrimento da pessoa venha a se tornar um caso médico. Além disso, a terapia também pode ser utilizada como recurso de acolhimento dentro do próprio CAPS, servindo como acolhimento para aquelas pessoas que não necessitam de atendimento médico, mas de apoio, o que será obtido dentro do grupo com a intermediação do terapeuta - explicou Ângela, frisando que os participantes se comprometem a não dar conselho, a ficar em silêncio enquanto os outros falam, e a não julgar o outro.

  No total, 11terapeutas atendem às rodas de comunitária. São dois psicólogos à disposição por grupo. Os interessados podem comparecer sem inscrição prévia nos seguintes locais:

Segunda - 18h - Caps ad (rua Madre Angélica, 54, bairro Jardim Brasília)

Terça - 14h - Caps I (rua Pandiá Calógeras, , Jardim Jalisco)

Quarta - 9h - Caps Casa Aberta (Avenida General Affonseca, Vila Julieta)

Quinta - 14h - Posto do Manejo

 

 

 

Palavras chaves: SAÚDE MENTAL
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados