Resende

14° Min29º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Educação

20/08/2025

AMPLIAÇÃO DO ENSINO EM TEMPO INTEGRAL EM RESENDE É RECONHECIDA NACIONALMENTE PELO MEC COMO EXPERIÊNCIA INSPIRADORA

Projeto de gestão integrada da Secretaria Municipal de Educação entrou para o Mapa de Experiências do Governo Federal

AMPLIAÇÃO DO ENSINO EM TEMPO INTEGRAL EM RESENDE É RECONHECIDA NACIONALMENTE PELO MEC COMO EXPERIÊNCIA INSPIRADORA

Crédito: Rafael Oliveira

O projeto de gestão da Educação em Tempo Integral aplicado na rede municipal de ensino de Resende foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) para integrar o novo Mapa de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. A iniciativa reconhece ações bem sucedidas de gestão e planejamento pedagógico no cumprimento da ampliação do programa Escola em Tempo Integral em todo o Brasil. Na região do Médio Paraíba, Resende e Barra Mansa são os únicos municípios selecionados no edital. 

Intitulada “Gestão Integrada como alicerce da Educação em Tempo Integral”, a proposta reconhecida pelo MEC descreve os principais investimentos e estratégias adotadas pela Prefeitura de Resende para elevar a qualidade do ensino público. Entre as ações, a secretária de Educação de Resende, Rosa Frech, destaca a revitalização de unidades escolares, a ampliação do número de vagas, a introdução de tecnologias educacionais e a formação continuada de professores. Atualmente, 17 escolas e 26 creches do município oferecem o modelo de ensino em tempo integral, beneficiando quase 5 mil alunos com uma jornada estendida de aprendizagem.

— Entendemos que a Educação em Tempo Integral é uma ferramenta importante para a formação completa dos nossos alunos e não medimos esforços para garantir a qualidade das atividades oferecidas a toda a rede. Estamos muito felizes com esse reconhecimento e seguimos comprometidos em expandir ainda mais esse modelo, com o mesmo empenho que agora é destaque nacional. – reforça Rosa.

Nos últimos oito anos, a educação pública de Resende passou por uma transformação marcante. Mais de 90% das unidades escolares foram reformadas e ampliadas, possibilitando um salto de quase 4 mil novas matrículas no modelo de tempo integral. Em 2025, sete novas escolas passaram a oferecer essa modalidade de ensino, contemplando alunos do Ensino Fundamental I e II.

O prefeito Tande Vieira celebrou o reconhecimento do MEC e enalteceu o trabalho de toda a equipe.

 — Quero parabenizar toda a equipe da Secretaria de Educação pelo trabalho sério, comprometido e inovador que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, com um projeto iniciado na gestão do Diogo. Esse reconhecimento do MEC mostra que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para garantir uma educação de qualidade e um futuro melhor para Resende. — concluiu.

O programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, propõe uma jornada de permanência de, no mínimo, sete horas diárias nas escolas públicas. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes participam de oficinas voltadas à recomposição da aprendizagem, robótica, esportes, cultura, sustentabilidade, idiomas, informática, teatro, dança e empreendedorismo, conforme diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 

Por Isabelle Gonçalves

Palavras chaves: Educação; Escola Em Tempo Integral; Experiências Inspiradoras; MEC; Educação Pública
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados