06/06/2014
Semana do Meio Ambiente termina neste sábado com mutirão de limpeza das margens do Rio Paraíba
Abraço ao rio marcou ato de contestação à transposição
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Os eventos comemorativos à Semana do Meio Ambiente termina neste sábado, dia 7, com o mutirão de limpeza das margens do Rio Paraíba, no trecho entre o Parque das Águas e a ponte Tácito Viana Rodrigues, a partir das 9 horas.
Neste ano, a Semana teve como tema "Salve o Rio Paraíba do Sul: Diga não à Transposição". De acordo com o presidente da AMAR, Wilson Moura, o tema é de extrema importância por envolver um rio importante para o abastecimento da população do Estado do Rio de Janeiro.
- Sabemos que foram elaboradas doze alternativas para reverter a escassez de água no Estado de São Paulo. A transposição é uma delas. Queremos é que essas alternativas sejam debatidas intensamente. Que a decisão seja técnica e que não cause prejuízo ao Estado do Rio de Janeiro - afirmou Moura.
A Semana começou na quarta-feira, dia 4. Vários estandes também foram montados oferecendo oficinas com serviços e informações socioambientais para alunos da rede pública e particular de ensino, participantes do Programa Terceira Idade Ativa, entre outros visitantes.
Na quinta-feira, dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, teve plantio de mudas em frente à Morada da Colina (do Centro Vocacional Tecnológico até o Campo do Alegria Futebol Clube), e um abraço ao Rio Paraíba do Sul marcou o ato de contestação à transposição do rio no trecho paulista. À noite, a Transposição do Rio Paraíba do Sul foi debatida durante Seminário.
Na sexta-feira, dia 6, foi realizada uma visita orientada à trilha do Morro do Couto, na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia.
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE