11/08/2014

Município conquista mais uma vez Prêmio Brasil Sorridente

Saúde Bucal de Resende é considerada novamente a melhor do país

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de Resende foi considerado o melhor do país, entre municípios de 50 mil a 300 mil habitantes, pelo Prêmio Brasil Sorridente, promovido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). O anúncio foi feito na última sexta-feira, dia 8, pelo prefeito José Rechuan, que deve receber o prêmio no final do mês, em cerimônia realizada em Brasília. Além do reconhecimento, Resende deve ganhar um consultório odontológico.

- É mais uma boa notícia para a população de Resende, que mostra mais uma vez os resultados obtidos com os investimentos destinados à saúde do município, provando que os serviços públicos podem e devem ter qualidade - defendeu o prefeito.

Esta é a quinta premiação seguida da Prefeitura. Desde 2010, a Saúde Bucal de Resende é considerada como a melhor do estado do Rio de Janeiro. Nesse ano, o município alcançou o quinto lugar em nível nacional. Em 2011, ficou na segunda posição no nacional e, em 2012, obteve a terceira colocação entre os municípios de 50 mil a 300 mil habitantes do Brasil. O primeiro lugar veio pela primeira vez em 2013.

São avaliados 11 quesitos, entre eles, número de equipes de saúde bucal na atenção básica e remuneração dos profissionais. Entre as iniciativas destacadas pelo superintendente de Saúde Bucal de Resende, Osvaldo dos Santos, que levaram à conquista do prêmio estão a implantação de três projetos: Construindo Sorrisos, Sorriso na Escola e Sorriso do Futuro.

Segundo o superintendente, a iniciativa Construindo Sorrisos leva dentistas nas creches municipais, que atendem crianças até quatro anos, para orientar pais e monitores sobre a escovação correta. Implantado no ano passado, o Sorriso na Escola é um programa preventivo e curativo realizado nas escolas municipais Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria) e no CIEP 347 (Toyota).

- Além de oferecer os procedimentos preventivos e curativos, como acontece no Cárie Zero, a vantagem desse projeto é que facilita o acesso dos alunos aos atendimentos especializados, já que o encaminhamento é feito diretamente para o Centro de Especialidade Odontológica, sem precisar ir passar pela unidade básica - explicou.

Já o Sorriso do Futuro prevê o serviço de ortopedia preventiva interceptiva, ou seja, oferece aparelhos ortopédicos para alunos da rede municipal de ensino.

- Quando o dentista visualiza um mau posicionamento dos dentes, ele atua no momento para impedir problemas no futuro - afirma.

Outro diferencial foi o serviço de implante dentário. No final do ano passado, os pacientes começaram a receber a prótese sobre o implante. E neste ano, mais 30 pessoas estão sendo atendidas pelo projeto.

Além disso, Osvaldo dos Santos ressalta o aumento na produção. No primeiro semestre de 2013, por exemplo, foram realizadas 36.281 escovações supervisionadas, passando para 42.906 no mesmo período deste ano. No primeiro semestre do ano passado, foram realizados ainda 12.873 procedimentos de restauração, enquanto que no mesmo período de 2014 o número chegou a 13.709.

Palavras chaves: SAÚDE