26/05/2014

Resende vai debater propostas sobre Educação Integral

De acordo com o Plano Nacional de Educação, 50% das escolas municipais terão que oferecer atendimento até 2024

Resende vai debater propostas sobre Educação Integral

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

De acordo com o Plano Nacional de Educação, até 2024 cinquenta por cento das escolas municipais terão que oferecer educação em tempo integral. Com o objetivo de divulgar e debater a proposta, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá nesta terça-feira, dia 27, na Associação Educacional Dom Bosco, o Iº Seminário de Educação Integral de Resende. O evento será aberto ao público.

O credenciamento e café de boas vindas terão início a partir das 7h30. Já a abertura do Seminário está marcada para as 8h30, seguida de uma apresentação de dança da Escola Municipal Moacir Coelho (Serrinha do Alambari). Às 9h15 está programada a palestra sobre "Os desafios para implantação da educação integral", com a doutora em Educação da UNIRIO Ana Maria Villela Cavaliere.

Dois municípios foram convidados para fazer apresentações sobre experiências bem sucedidas com educação integral na rede municipal. As palestras serão ministradas pelo professor Alexandre Rocha, de Mesquita na Baixada Fluminense, às 10h20, e pela professora Bárbara Portilho, da cidade do Rio de Janeiro, às 11 horas.

Após o recesso do almoço, às 13h30, os participantes serão divididos em grupos temáticos para discutir assuntos propostos no seminário como: "profissionais da educação integral", "integração curricular", "infraestrutura e espaços educativos" e "transformação de uma política indutora em uma política pública de educação integral". Às 15h30, alunos da Escola Municipal Professor Carlinhos (Fazenda Barra III) também realizarão uma apresentação de dança, e às 15h45 os grupos temáticos apresentarão as propostas debatidas. O encerramento do evento está previsto para as 17 horas.

As propostas finais do Seminário servirão de subsídios para a elaboração de um projeto de lei, com a finalidade de que as novas escolas do município sejam construídas e planejadas para atender a educação integral.

- O seminário viabilizará propostas para o município avançar em relação ao assunto. Com a determinação do Plano Nacional o comportamento dentro do ambiente escolar vai mudar. Os alunos terão atividades o dia todo, um avanço para o crescimento pessoal, educacional e social - ressalta o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

A proposta de educação integral já vem sendo trabalhada pela Prefeitura. De acordo com o secretário, os encontros são semanais e reúnem representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos e Relações Comunitárias, além da Superintendência de Ordem Pública.

O objetivo é debater ideias que definam a matriz curricular (disciplinas), estrutura física das escolas, formação dos profissionais e elaboração de leis, ou seja, uma legislação municipal que atenda a determinação do Plano Nacional de Educação. Na proposta do Governo Federal os alunos devem ficar no mínimo sete horas por dia dentro das escolas, mas Resende está trabalhando a proposta de nove horas, das 7h30 às 16h30.

As Escolas Municipais Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi) e Adelaide Lopes Salgado (Capelinha) já oferecem educação integral e estão servindo de modelo nesse planejamento. Nessas unidades, além do horário normal de aulas, os estudantes participam de oficinas de fotografias, sala de leitura, vídeo, informática, judô, capoeira, percussão, educação ambiental, artes, atividades esportivas, reforço escolar, entre outras atividades.

No total, 20 escolas da rede municipal já contam com Educação Integral.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO