16/05/2014
Resende sedia capacitação de agentes de segurança para Campanha de Desarmamento
Curso reúne representantes das Polícias Federal, Civil e Militar de vários municípios
Resende sedia nesta sexta-feira, dia 16, capacitação da Secretaria Estadual de Segurança Pública sobre a Campanha Nacional de Desarmamento, o Treinamento "Desarma". O encontro será realizado das 13h às 18h, no auditório do SENAC, situado na Rua José Sarkis, nº 80, Jardim Jalisco. Participam do curso agentes de segurança das Polícias Federal, Civil e Militar, além de representantes da sociedade civil.
Com o tema "Sensibilização e Alinhamento da Campanha Nacional do Desarmamento", o objetivo principal do encontro é promover capacitação da utilização do sistema de desarmamento para profissionais da segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. O curso conta com o apoio da Superintendência Municipal de Ordem Pública.
O evento terá com as presenças do representante do Viva Rio, Luis Carlos da Costa; do ex-superintendente de Ordem Pública de Resende José Antônio dos Santos; da coordenadora dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado, Major Claudia Soares; do policial militar Márcio Alexandre Alves, que participou da ação na Escola em Realengo, e da senhora Regina Maia, vítima de arma de fogo. A palestra e a capacitação dos policiais será ministrada pelo capitão e representante da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro na Campanha do Desarmamento Fabrício Martins. O público presente assistirá ainda a exibição do filme-documentário "Armados".
De acordo com o diretor de Ordem Pública de Resende, Filipe Rabello, a escolha do Município para sediar o evento se deve aos bons resultados obtidos pelo programa de desarmamento itinerante "Viva sem Armas" desenvolvida pela Prefeitura desde 2011, através da superintendência. Desde o seu início, a campanha já recebeu de forma voluntária da população 54 armas de vários calibres, além de munição.
- O nosso programa de desarmamento virou uma referência no estado. A escolha do nosso Município para sediar esse evento comprova que Resende está no caminho certo na condução de um tema de suma importância para toda sociedade - afirmou Rabello.
A expectativa dos organizadores é de que o evento reúna cerca de 180 convidados entre membros das forças de segurança e sociedade civil. O curso será desenvolvido em duas partes. Na primeira, serão ministradas palestras direcionada à conscientização da sociedade civil referente ao tema para que todos sejam propagadores da política do desarmamento. Nesse momento serão passadas uma série de informações e procedimentos a serem realizados por quem tiver uma arma e deseja entregá-lo. A segunda parte do encontro será reservada à capacitação dos policiais credenciados com o objetivo de orientar a melhor maneira de conduzir o processo de recebimento de armas.
Palavras chaves: SEGURANÇA