02/06/2014

Foram analisadas áreas da Saúde, Educação e Emprego e Renda

Resende é primeira colocada no estado no Índice Firjan de Desenvolvimento

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A consolidação do crescimento de Resende foi reafirmada pela recente pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), que avalia o desenvolvimento dos municípios, analisando três áreas: Saúde, Educação e Emprego e Renda. Nos números divulgados, pela primeira vez o Município é primeiro lugar no ranking do Estado do Rio de Janeiro, com Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 0,8349, considerado de alto desenvolvimento municipal.

Os dados apresentados são relativos ao desempenho do município em 2011. Para chegar ao resultado geral consolidado e à primeira colocação no Estado, Resende atingiu os seguintes índices por segmento: Saúde - 0,8785; Emprego e Renda - 0,8271; e Educação - 0,7990.

Para o prefeito José Rechuan, esta é uma vitória de toda a cidade, porque leva em conta serviços públicos, iniciativa privada e a capacidade de trabalho dos moradores. Ele destaca que avaliação mostra os avanços que o Município vem alcançando com a chegada de novas empresas, investimentos na atenção básica de saúde e também os trabalhos desenvolvidos na Educação, que garantiram, por exemplo, um aumento na avaliação dos estudantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2012.

Os números que apontam Resende como líder estadual em Emprego e Renda, de acordo com Rechuan, deve-se ao trabalho constante de atração de novos investimentos para o Município, tendo como base um tripé de desenvolvimento econômico: Indústria, Comércio e Turismo.

- Trabalhamos de forma ordenada e planejada, o que tem nos garantido conquistas importantes, como uma ampliação comercial jamais vista em nossa cidade, e também a vinda de grandes empresas, como a Nissan - comenta o prefeito.

O prefeito destacou como ponto principal na Saúde o fortalecimento da atenção básica, responsável pelos trabalhos de prevenção em saúde, como realização de preventivos, vacinação, acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos.

- Além disso, podemos destacar 2011 como um ano de grande conquista para o município, com a chegada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Alegria. Esse investimento do governo do estado, aliado a reforma e construção de novas unidades, garantiu o acesso dos moradores aos serviços de saúde - ressaltou.

Já na Educação, Rechuan atribuiu os bons números aos investimentos na reforma e construção de escolas e creches, à implantação do Projeto de Modernização Tecnológicas, que levou laboratórios digitais aos alunos e notebooks para os professores e o Projeto Mais Educação, que oferece atividades no contraturno das aulas regulares.

O prefeito acredita que os índices devem aumentar na próxima avaliação, já que desde 2011, Resende obteve diversas conquistas como a chegada da Nissan, reestruturação do Sine, novas unidades de saúde, entre outras.

Para a Firjan, na área de Saúde, o IFDM avalia, por exemplo, o número de consultas pré-natal, óbito por causas indeterminadas, óbitos infantis por causas evitáveis, entre outros. Na área de Geração de Emprego e Renda, as variantes utilizadas são a geração de emprego formal, estoque de emprego formal (número de vagas) e salários médios do emprego formal. Já na educação são levados em conta taxa de matrícula na educação infantil, taxa de abandono (evasão), taxa de distorção idade-série (repetência), percentual de docentes com ensino superior, média de horas de aula diárias e resultado do IDEB.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO