Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda
29/07/2019
“RESENDE, MEMÓRIAS DE UM SÉCULO QUE PASSOU” PODE SER VISITADA NO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL ATÉ O DIA 20 DE AGOSTO
A exposição conta com imagens históricas do século XX realizada pela pesquisa da ARDHIS
Crédito: Arquivo PMR
A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda promove, até o dia 20 de agosto, a Exposição “Resende, memórias de um século que passou”, no Arquivo Histórico Municipal. A mostra reúne imagens e verbetes de ruas, praças, casarios e logradouros de modo a contar a história e o estilo de vida em Resende durante o século XX.
“Resende, memórias de um século que passou” surgiu através da pesquisa publicada pela ARDHIS, Academia Resendense de História, em 1999, período marcado pela virada do século XX para o XXI.
As pranchas de formatos 25 x 21 cm, com fotos e verbetes, são de autorias da historiadora Maria Celina Whately e Maria Cristina Godoy. Neste acervo há imagens de antigos carnavais, personalidades do século XX, lugares como Santana dos Tocos, Fazenda Babylonia e Banda de Visconde de Mauá.
Para o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, além da exposição contar através das imagens e verbetes a história de Resende no século XX, valoriza também a parceria entre Academia Resendense de História e a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda como instituições importantes para a cidade.
- Além disso, é uma boa iniciativa para que as novas gerações conheçam essas histórias e aspectos culturais, pois desenvolvem nelas o sentimento de pertencimento, agregando ainda mais valor aos bens culturais. – ressalta Thiago Zaidan.
O exemplar desta pesquisa feita pela ARDHIS foi doado para o Arquivo Histórico Municipal e está em exposição no Corredor Cultural, no Arquivo Histórico, localizado na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, de segunda a sexta-feira, de 13h às 17h.
Serviço:
Exposição “Resende, memórias de um século que passou”
Até o dia 20 de agosto
Segunda a sexta-feira, de 13h às 17h
Local: Arquivo Histórico Municipal
Entrada Gratuita
Palavras chaves: Centro Histórico