16/04/2014

Resende é escolhida pelo Ministério da Saúde para capacitar municípios na área de Saúde Mental

Atenção à Crise e à Emergência na Saúde Mental será o foco dos trabalhos

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura na área de Saúde Mental foi reconhecido pelo Ministério da Saúde. Resende foi um dos 17 municípios do Brasil escolhidos como preceptores pelo ministério, por meio do Projeto de Preceptoria - "Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial: Intercâmbios entre experiências". Com isso, Resende será responsável pela capacitação de cinco municípios: Palmas (TO), Icó (CE), Imperatriz (MA), Jacobina (BA) e Itaúna (MG).

- O Ministério da Saúde entendeu que o trabalho que é realizado no município é referência na área. E, por isso, receberemos a visita de técnicos de diferentes lugares do país para conhecer o atendimento da nossa rede de saúde mental - afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.

A diretora de Saúde Mental de Resende, Ângela Monteiro, informou que Resende foi selecionada dentro do módulo Atenção à Crise e à Emergência na Saúde Mental. No dia 24 de abril (quinta-feira), haverá o primeiro encontro do projeto, com a apresentação da rede municipal para os representantes dos municípios. A reunião será às 9h, na Casa da Cultura.

Durante um ano, dois profissionais de cada município passam um mês em Resende conhecendo o trabalho dos Caps Casa Aberta, Caps ad e CapsI, entre outros serviços. E, durante uma semana, os profissionais da rede de Resende visitam essas cidades oferecendo capacitação.

- Essa iniciativa do Ministério da Saúde traz a possibilidade de troca de experiência entre as equipes e de intercâmbio de conhecimento. Dessa forma também, nós somos obrigados a manter as unidades sempre com qualidade para mostrar nosso trabalho a esses profissionais - completa a coordenadora de projetos da Saúde Mental de Resende, Milene Santiago.

Para custeio do projeto, o município recebeu uma verba de R$ 150 mil do Ministério da Saúde, sendo que R$ 50 mil é para pagamento de despesas com transporte, hospedagem e alimentação dos profissionais responsáveis pela capacitação nas outras cidades, e R$ 100 mil é para compra de material didático, melhorias em infraestrutura nas unidades, entre outras despesas.

Além das unidades dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial), a rede de Saúde Mental de Resende conta com o Programa Consultório na Rua, que leva atendimento a usuários de drogas, com o objetivo de reduzir os danos causados pelo uso de substâncias; o Serviço de Referência Hospitalar em Saúde Mental (foto), que dispõe de 10 leitos que funcionam na Santa Casa de Misericórdia e oferece internação de curto e médio prazo de pacientes com dependência química em álcool e outras drogas em estado de intoxicação aguda ou evolução para a instalação da síndrome de abstinência grave e pacientes com transtornos mentais em crise ou emergências psiquiátricas; e a Residência Terapêutica, que abriga pacientes psiquiátricos que passaram anos internados em hospitais psiquiátricos e perderam vínculos familiares.

Palavras chaves: SAÚDE MENTAL