Assistência Social e Direitos Humanos

17/06/2020

PROJETO DA PREFEITURA DE RESENDE ATINGE MARCA DE 15 MIL MÁSCARAS PRODUZIDAS

Há material para que mais 10 mil unidades sejam feitas até agosto na fábrica montada no Espaço Z

PROJETO DA PREFEITURA DE RESENDE ATINGE MARCA DE 15 MIL MÁSCARAS PRODUZIDAS

Crédito: Carina Rocha

A ‘Fábrica de Máscaras’ montada pela Prefeitura de Resende atingiu a impressionante marca de 15 mil máscaras produzidas para distribuição à população se prevenir do Novo Coronavírus. Ação de distribuição mais recente aconteceu no distrito de Engenheiro Passos, no dia 15, quando 636 unidades foram entregues de maneira segura e ordenada. As máscaras de tecido são confeccionadas por voluntários no Espaço Z, de segunda a sexta-feira, e são distribuídas em diversos bairros e distritos de Resende.

A coordenadora do projeto, Rosângela Bernardo de Souza, afirmou que os trabalhos prosseguem pelo menos até agosto, pois ainda há material para confecção de mais 10 mil máscaras do tipo. Deste total de matéria prima, parte já está cortado e seguindo para as máquinas de costura. Neste total fabricado, não estão incluídas as máscaras feitas por outros projetos e vindas de doações de empresas. Assim, o número de máscaras já entregues pela Prefeitura é ainda maior.

“Seguimos firmes e fortes. Acredito que nosso trabalho só vai acabar quando não tiver mais material e o que temos aqui dá para produzir máscaras até agosto”, contou a coordenadora, ressaltando que os panos chegam através de doações.

O trabalho na “Fábrica de Máscaras” foi iniciado no Espaço Z a partir do dia 12 de abril. Antes disso, no entanto, as peças estavam sendo produzidas no programa de “Inclusão Produtiva” da Prefeitura, sendo que o primeiro ato de distribuição pública aconteceu no dia 11 do mesmo mês. Com a organização no novo espaço, o projeto ganhou fôlego e passou a ajudar milhares de pessoas de todo o município. A “Fábrica de Máscaras” tem hoje três costureiras voluntárias trabalhando no Espaço Z. Outras duas pessoas fazem o corte e uma sexta pessoa faz o controle de qualidade e embalagem.

Segundo Rosângela, outras duas costureiras trabalham também voluntariamente para o projeto, mas em locais diferentes do Espaço Z. Já a entrega das máscaras é feita por voluntários, em geral da própria Prefeitura em locais previamente selecionados, priorizando a população mais carente ou vulnerável. A ‘Fábrica de Máscaras’ faz parte do projeto do governo municipal ‘Inclusão Produtiva’, que agora está quase que totalmente voltado ao combate à Covid-19.

Algumas orientações do uso de máscaras caseiras

-A máscara deve estar limpa;

-Antes de colocá-la, as mãos devem estar higienizadas;

-Evitar colocar a mão na parte frontal da máscara;

-A máscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz;

-Utilizar as máscaras por no máximo 3 horas;

-Trocá-la após o tempo ou quando ela estiver úmida;

-Não compartilhar as máscaras;

-Lavar separadamente;