° Minº Max

11/03/2013

Projeto “Aluno Amigo do Trânsito” para estudantes da rede municipal será lançado em abril

Durante seis meses, alunos terão aulas teóricas e práticas de educação para o trânsito

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A partir de abril, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito, dará início ao projeto "Aluno Amigo do Trânsito", que atenderá alunos da rede municipal de ensino na faixa etária de 10 a 13 anos, possibilitando aos estudantes o aprendizado das regras e normas de circulação e conduta no trânsito. Segundo o coordenador do projeto, Marcelo José de Almeida, o objetivo é atender a 45 alunos de três escolas por semestre, totalizando seis escolas e 90 estudantes por ano, através do Centro Educacional de Trânsito, que funcionará na Cidade do Trânsito, em fase de implantação, no Parque Tobogã.

Inicialmente, as escolas selecionadas para participar do projeto foram Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Escola Municipal Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e Escola Municipal Professora Maria Dulce (Novo Surubi).

- Os estudantes irão participar de palestras sobre variados temas, como prevenção de álcool e drogas, higiene pessoal, cidadania, primeiros socorros, orientação sexual, autoestima e motivação e de prevenção de acidentes de trânsito. Desta forma, o projeto não se limitará ao aprendizado das regras de trânsito, abordando também temas como meio ambiente, patrimônio histórico e diferenças sociais, econômicas e culturais. Os alunos precisam compreender que, ao adotarem comportamentos seguros, baseados no respeito mútuo e a cooperação, é possível conviver de forma saudável no espaço público - explica Marcelo.

De acordo com o coordenador, dentro dos temas que serão abordados, o projeto promoverá a segurança das crianças no trânsito por meio de ações educativas e preventivas; desenvolverá nos alunos valores éticos; formará alunos conscientes das medidas preventivas quanto ao uso de álcool e drogas; promoverá o respeito às diferenças de sexo, cor e religião, formando cidadãos capazes de atuar em sociedade de acordo com as regras sociais.

O projeto será desenvolvido em cinco fases. A primeira delas são as aulas teóricas e palestras, que acontecerão no Centro Educacional de Trânsito; na segunda fase eles visitarão a PSA Peugeot Citröen, a Guarda Municipal, a Sala de Monitoramento por Câmeras da Prefeitura, o 37º Batalhão da Polícia Militar, o 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros, a CCR Nova Dutra, a Polícia Rodoviária Federal e o SAMU; na terceira fase o projeto usará a encenação teatral e simulação de trânsito no Centro como forma de aprendizado; na quarta, eles vivenciarão a prática diária de trânsito como Guarda Mirim de Trânsito; e para encerrar as atividades, eles atuarão como guardas mirins nas vias em frente às escolas onde se concentram o maior fluxo de alunos no município.

Para o funcionamento do projeto, a Superintendência adquiriu 15 carros a bateria para o aprendizado prático dos alunos nas pistas do Centro Educacional de Trânsito e está em processo de licitação para a aquisição de motocicletas a bateria. Os estudantes farão as atividades no contraturno escolar e receberão lanche, transporte, uniformes, e material didático - cartilha, lápis, caneta, borracha, caderno, pasta com zíper e crachá.

O projeto conta com as parcerias da Peugeot, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da CCR Nova Dutra, da Polícia Rodoviária Federal e ainda das secretarias de Educação, Saúde, Governo e Superintendência de Ordem Pública.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO