14/08/2025
PATRIMÔNIO HISTÓRICO SERÁ TEMA DE ‘RODA DE CONVERSA’NO MUSEU DE ARTE MODERNA DE RESENDE
Evento gratuito acontece na próxima segunda, dia 18, às 16h
Crédito: Divulgação PMR
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza na próxima segunda, dia 18, às 16h, uma ‘Roda de Conversa’ sobre Patrimônio Histórico da cidade, no Museu de Arte Moderna de Resende. O tema do encontro acontece como consequência do lançamento do programa de requalificação do Centro Histórico de Resende, apresentado pelo prefeito Tande Vieira neste mês, e do Concurso Nacional de Arquitetura.
O evento celebra o Dia do Patrimônio Cultural, comemorado no dia 17 de agosto. A data homenageia Rodrigo Melo Franco de Andrade, advogado, jornalista e escritor que teve papel fundamental na criação do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) em 1937, embrião do atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 1998, quando se completou o centenário de seu nascimento, o dia 17 de agosto foi oficialmente instituído como o Dia do Patrimônio Cultural no Brasil.
Durante o encontro, será debatido o conceito de patrimônio em seus diversos aspectos – como patrimônio histórico, imaterial, arquitetônico, paisagístico, entre outros – e sua importância na preservação da memória coletiva. Também será destacada a relação entre o patrimônio cultural e o projeto de revitalização do Centro Histórico de Resende, ressaltando ações e possibilidades de preservação e valorização da cidade.
Segundo o secretário de Cultura, Wilson Duarte, a Roda de Conversa é uma maneira do público conhecer um pouco mais sobre os conceitos de tombamento e preservação.
- O evento vai apresentar exemplos de bens culturais protegidos na própria cidade de Resende, como o prédio da Casa da Cultura Macedo Miranda, a Ponte Velha, a Cachoeira da Fumaça, além de bens tombados pelo município e pelo Estado, integrando esse panorama ao contexto regional do Médio Paraíba - diz o secretário.
Entre os convidados para a Roda de Conversa estão Caleb Chaves, Superintendente Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural; Thaís Motta do Nascimento, Diretora de Projetos e Luiz Felipe Silva Duarte, Coordenador de Projetos. A mediação será feita pela museóloga do MAM Resende, Tatiana Avelino, mestre em preservação de patrimônio cultural, que conduzirá o encontro de forma a integrar o conhecimento técnico com as percepções e memórias da comunidade.
- Estamos muito felizes por abrir este espaço de debate sobre o nosso tão importante patrimônio histórico. É essencial atualizarmos nossa compreensão sobre o tema, uma vez que teremos uma transformação pela frente, com a requalificação do Centro Histórico - destacou Caleb Chaves, Superintendente Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Resende.
O Museu de Arte Moderna de Resende funciona na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico. A entrada é gratuita.
Palavras chaves: Patrimônio Histórico