° Minº Max

Eleição de Rei e Rainha do Carnaval e ensaio de baterias acontecem hoje na ARBR

Programação especial de Pré-Carnaval tem início nesta sexta

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Carnaval ainda não chegou, mas a Prefeitura de Resende preparou uma programação especial para antecipar a data e animar os foliões. O Pré-Carnaval começa nesta sexta-feira, dia 21, com a eleição do Rei e da Rainha do Carnaval 2014, na Associação Recreativa Beira Rio (ARBR), no Bairro Itapuca, a partir das 19h, com entrada franca.

Entre os quesitos a serem julgados para eleger os campeões do Carnaval deste ano estão beleza de rosto, harmonia de linha física, domínio na arte de sambar, simpatia e espírito carnavalesco. Os vencedores receberão um prêmio de R$ 1 mil reais, além de coroa e faixa.

O evento contará ainda com ensaio das baterias dos blocos carnavalescos da cidade e Batalha de Confete. Será realizado também o sorteio da ordem dos desfiles dos oito Blocos, que acontecem nos dias 1º e 02 de março, na Av. Beira Rio.

A programação do Pré-Carnaval segue neste sábado, dia 22 de fevereiro, com o desfile do Bloco Crustáceos da Manguaça, e apresentações da Banda de Marchinha Gato Preto e da bateria da Escola de Samba Império Serrano, a partir das 13h, com concentração próxima à Ponte Velha, no Calçadão.

O Pré-Carnaval termina na próxima terça-feira, dia 25, com o ensaio do Bloco Chuveiro de Prata e o Grito de Carnaval das Marchinhas, a partir das 19h, no Espaço Z. O evento é aberto ao público e terá participação do Coral da Escola de Música Maestro Vicente Aniceto Senna, da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, que terá no repertório as mais famosas marchinhas carnavalescas.

Na semana seguinte, a Prefeitura de Resende inicia, dia 1º de março, sua programação oficial de Carnaval, que pode ser conferida no site da Prefeitura de Resende pelo link http://resende.rj.gov.br/carnaval2014/index.htm

Com o tema "Carnaval é na Avenida", o Município fará este ano uma homenagem ao resendense Eloy Antero Dias, mais conhecido como Mano Elói, um dos mais respeitados sambistas brasileiros. Nascido em 1889 no distrito de Engenheiro Passos, Elói foi morar no Rio de Janeiro aos 15 anos de idade e lá frequentou os mais tradicionais redutos do samba. Compositor, cantor, passista e instrumentista, Mano Elói também foi um dos fundadores de duas escolas de samba, que mais tarde deram origem às tradicionais Portela e Império Serrano.

Palavras chaves: CARNAVAL