14/05/2014

Serão distribuídos 1.400 tablets para professores, diretores e orientadores

Profissionais da Educação recebem tablets

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Os profissionais da rede municipal de Resende terão acesso a mais uma moderna ferramenta tecnológica. Eles receberão nesta sexta-feira, dia 16, tablets pc - netbooks que podem ser convertidos em tablets - para serem utilizados em atividades escolares. A entrega simbólica, onde um representante de cada escola receberá o aparelho, está marcada para as 17 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro Itapuca.

No total, 1.400 tablets serão distribuídos para professores, diretores e orientadores que atuam com turmas do ensino fundamental, além de monitores de creches. Os equipamentos têm 10,1 polegadas, 320 GB de disco rígido, câmera de 0,3 megapixels e sistema operacional Linux Educacional 5.0. O conteúdo pedagógico inclui jogos matemáticos, mapas em 3D, aplicativos de ortografia, entre outros detalhes.

Na aquisição dos aparelhos foram investidos cerca de R$ 1,9 milhão, recursos repassados pelo Governo Federal. Os profissionais receberão os computadores portáteis nas unidades de ensino e a Secretaria de Educação dará suporte técnico para o uso das novas ferramentas.

- São equipamentos que ampliarão o planejamento das atividades escolares, com o objetivo de que eles estejam cada vez mais capacitados para tornar as aulas dinâmicas - afirma o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, lembrando que a Prefeitura também adquiriu este ano 1.000 tablets pc para alunos do quinto ano.

Além da distribuição dos tablets, a Prefeitura está concluindo o processo de licitação para aquisição de mais 100 lousas digitais interativas para salas de aula. Hoje, 24 lousas já estão instaladas no Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) e na Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade).

Outro investimento, previsto para ser concluído no segundo semestre, é a aquisição de 800 kits para professores da pré-escola ao ensino médio, composto de microfone e amplificador de som.

Para a climatização de salas de aula, a Prefeitura está finalizando também a compra de aproximadamente 1.200 aparelhos de ar condicionado. A expectativa é que a instalação comece neste primeiro semestre.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO