EDUCAR

21/07/2015

Profissionais da Educação participam de formações no recesso escolar

Palestras motivacionais e formação são oferecidas nesta semana

Profissionais da Educação participam de formações no recesso escolar

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Cerca de 600 funcionários de apoio da Secretaria de Educação de Resende participam nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23, da 2ª Jornada do Conhecimento, na Escola Municipal Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade. O objetivo é aproveitar o recesso escolar do meio do ano para oferecer formação aos profissionais.

Estarão presentes inspetores de disciplina, assistentes administrativos, auxiliares de secretaria, secretários escolares e cozinheiros. A abertura será na quarta-feira, às 14 horas, com a palestra motivacional da psicóloga da rede municipal, Márcia Mendes. Haverá ainda uma apresentação cultural com o grupo de violeiros de Resende.

Na quinta-feira, dia 23, as oficinas acontecem no horário da manhã, das 8 às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 17 horas. Serão realizadas palestras sobre direitos e deveres, aposentadorias e plano de cargos e salários; saúde; inclusão de alunos; legislação; rotinas de trabalho da Secretaria de Educação; alimentação saudável (merenda escolar); educação fiscal; atividades do Projeto Criarte, ginástica laboral, entre outras.

- O primeiro dia da Jornada será um momento de motivação e o segundo de formação. O conteúdo é trabalhado para mostrar a importância desses profissionais dentro da escola, além de agregar novos conhecimentos para o trabalho do dia a dia – disse o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

No início desta semana também foi realizada uma formação para profissionais de creche, na Associação Educacional Dom Bosco. Participaram 150 monitoras e 17 diretoras. As atividades trabalharam temas sobre construção de brinquedos, música, primeiros socorros, rotinas de cuidar e educar para crianças de zero a três anos.

Essa formação foi conduzida pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), uma organização sem fins lucrativos que desde 1986 se dedica ao fortalecimento da cidadania, por meio da comunicação e educação. A instituição é parceira do Instituto Nissan que intermediou a sua vinda.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO