Obras e Serviços Públicos

24/07/2019

PREFEITURA INSTALA 25 NOVOS POSTES COM LÂMPADAS DE LED NO JARDIM BEIRA RIO

Reforço na iluminação pública atendeu uma antiga demanda da população; município chega a 4 mil lâmpadas de LED instaladas

PREFEITURA INSTALA 25 NOVOS POSTES COM LÂMPADAS DE LED NO JARDIM BEIRA RIO

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, acaba de reforçar a iluminação pública no bairro Jardim Beira Rio. Ao todo, foram 25 novos postes com lâmpadas de LED, que já somam mais de 4 mil pontos espalhados por todo o município. O investimento é uma antiga demanda dos moradores do bairro.

O local, segundo relatos da população, era muito escuro, contando com poucos postes em algumas vias ou quase nenhum, como no caso da Rua 7. Os 25 novos pontos de luz foram distribuídos nas ruas: 5, 6, 7, 9 e Avenida 4. A instalação dos postes foi feita pela concessionária Enel, mas custeada pela Prefeitura. Já os braços e lâmpadas de LED foram instalados pela própria equipe da gestão municipal.

O projeto, de acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, tinha como objetivo tornar o ambiente do bairro mais seguro, com melhor visibilidade para a população que reside e transita pelo local. As novas luminárias são fruto do grande projeto de iluminação pública iniciado em Resende no fim de 2018, que agrega melhorias na qualidade do serviço, economia aos cofres públicos e redução do impacto ambiental.

Resende chega a 4 mil lâmpadas de LED

O serviço de iluminação pública de Resende se torna cada vez mais eficiente, econômico e menos nocivo ao meio ambiente na medida em que o projeto das lâmpadas de LED é expandido. O projeto, que é o maior em execução na região atualmente, já rendeu mais de 4 mil lâmpadas de LED instaladas nos mais variados pontos do município. No total, serão atingidos aproximadamente 14 mil pontos de luz.

Para ter noção dos benefícios do projeto, basta dizer que as lâmpadas tradicionais, incandescentes, duram em torno de mil horas. Já as novas, fluorescentes, chegam a durar até 10 mil horas. Na prática, esse aumento na vida útil significa uma economia de cerca de 40% para os cofres públicos, com manutenção do sistema e outros serviços.

Enquanto as lâmpadas fluorescentes são extremamente nocivas ao meio ambiente e à saúde das pessoas se não forem descartadas de maneira correta, as lâmpadas de LED não agridem o meio ambiente e muitos de seus componentes podem, inclusive, serem reciclados. Outro importante benefício deste tipo de lâmpada é que ela não apresenta em sua composição o mercúrio, material altamente tóxico, com grande potencial de contaminação do meio ambiente, e que é encontrado nas lâmpadas tradicionais.

Palavras chaves: LED