29/07/2014

Prefeitura entrega reforma do Posto Resende e anuncia novos investimentos em saúde

Alto dos Passos e Vargem Grande vão ganhar unidades de saúde

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan, ao entregar nesta terça-feira, dia 29 de julho, o Posto Resende (antigo Posto do Estado) totalmente reformado, anunciou novos investimentos que a Prefeitura fará na área de saúde, ampliando a rede de atenção básica.

- Quando assumimos o governo, os postos de saúde, como o da Vicentina, não comportavam os profissionais de saúde e não ofereciam atendimento digno à população. Desde então, temos reformado e ampliado as unidades, oferecendo um atendimento adequado e melhores condições de trabalho a nossos servidores. E tenho a alegria de anunciar que já temos prontos os projetos para a construção de duas novas unidades, na Vargem Grande e no Alto dos Passos - disse o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, a unidade do Alto Passos será construída para abrigar uma equipe do Programa de Saúde de Família. Com isso, a unidade reformada e entregue nesta terça-feira passará a abrigar somente os programas de saúde, como o Serviço de Atenção Especializada (SAE) em DST/HIV/Hepatites Virais e o Serviço de Atenção Integral (SAI) a Pneumologia e Dermatologia Sanitária.

- Com a retirada da Atenção Básica do Posto Resende, os serviços serão ampliados, como o Centro de Imunização, que ganhará uma geladeira e um carro próprios para armazenamento e transporte de vacinas - destacou o secretário, lembrando que a unidade não passava por uma reforma geral há 10 anos.

A Superintendente de Atenção Básica em Saúde, Ana Paula Bueno, explicou que a nova unidade de saúde da Vargem Grande será construída nas instalações da antiga escola Hetelvina Carneiro. O investimento previsto para essa unidade é de R$ 563 mil e ela vai abrigar uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, atendendo a 120 famílias, em um total de 370 pessoas.

Já a unidade do Alto Passos será construída em um terreno na Rua Senhor dos Passos, em frente ao Cemitério Municipal, a um custo estimado de R$ 967 mil. Ela vai abrigar a equipe de ESF instalada atualmente no Posto Resende, que atende 800 famílias e um total de cerca de 2.400 pessoas.

Ambas as unidades terão: área de recepção com sala de espera, dispensário de medicamentos, salas de curativo, de procedimentos de enfermagem, esterilização, de vacinas, de nebulização, almoxarifado, banheiros adaptados para deficientes, consultórios médico e odontológico, de ginecologia e de fisioterapia, copa e depósito de material de limpeza. A unidade do Alto dos Passos ganhará ainda uma sala para Educação em Saúde.

- Os projetos para a construção das duas novas unidades já estão prontos e a expectativa é de que as obras sejam realizadas a partir de 2015 - explicou Ana Paula Bueno, revelando que nas próximas semanas a Prefeitura retoma as obras de reforma das unidades de saúde da Serrinha do Alambari e de Rio Preto e reinicia a obra de construção da unidade da Vila Isabel, que já foram licitadas e aguardam apenas assinatura da Ordem de Serviço.

A unidade da Vila Isabel/Toyota vai funcionar na rua 19, s/nº, no Toyota, próximo ao CIEP 347 - Jorge Miguel Jayme e atenderá cerca de 2.800 pessoas dos dois bairros. O posto terá uma equipe, com médico clínico geral, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, fisioterapeuta, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais, que serão responsáveis pelos trabalhos de prevenção em saúde. A obra está orçada em cerca de R$ 490 mil e será custeada com recursos do governo federal, no valor de R$ 200 mil, e o restante com contrapartida do município.

Palavras chaves: SAÚDE