10/11/2025
PREFEITURA DE RESENDE FIRMA CONVÊNIO COM PESTALOZZI PARA AMPLIAR ATENDIMENTOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIAS E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Objetivo da ação é fortalecer a atenção especializada e oferecer acompanhamento de qualidade aos moradores de Resende
Crédito: Rafael Oliveira
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou um convênio com a Associação Pestalozzi de Resende para ampliar o atendimento multiprofissional especializado destinado a crianças e adolescentes de até 17 anos que possuam diagnóstico de deficiência intelectual, física, múltiplas deficiências e também os com Transtorno do Espectro Autista (TEA) níveis 2 e 3 de suporte.
O objetivo da parceria é fortalecer a rede municipal de atenção especializada e oferecer acompanhamento contínuo e de qualidade a esse público, por meio de uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e pedagogos. Os atendimentos serão realizados na própria sede da Pestalozzi.
De acordo com a superintendente municipal de Reabilitação, Caroline Afonso Camoleze, a ação vai permitir ampliar o número de atendimento interdisciplinar especializado em habilitação e reabilitação. O tratamento será individualizado, de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo, com o objetivo de recuperar a funcionalidade e desenvolver a autonomia.
Além disso, a coordenadora do Centro Municipal de Fonoaudiologia, Thayse Barros, a iniciativa do convênio trará benefícios não apenas para os pacientes que serão encaminhados à Pestalozzi como também aos usuários que, atualmente, aguardam pelo tratamento em outras áreas da fonoaudiologia.
– Esse convênio é resultado de um trabalho que vem sendo planejado há muito tempo e que agora se concretiza com o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento especializado. Com essa parceria, conseguimos fortalecer nossa rede e beneficiar inúmeras famílias que precisam de acompanhamento multiprofissional – destacou o secretário de Saúde, Dr. Ricardo Graciosa.
Para acessar os atendimentos de fisioterapia, os responsáveis devem procurar o Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia, portando encaminhamento médico com diagnóstico. Já nas áreas de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, o acesso se dá por meio de encaminhamento das redes pública de saúde ou educação. Os responsáveis devem ir às unidades de saúde fazer a inscrição, através do sistema de regulação.
O convênio formaliza uma colaboração que já vinha ocorrendo de forma complementar entre a rede municipal e a Associação Pestalozzi. A partir do novo acordo, a instituição passa a contar com recursos financeiros para ampliar sua equipe e capacidade de atendimento, assegurando a continuidade e a qualidade dos serviços prestados aos munícipes.
– A formalização deste convênio reforça o compromisso da Prefeitura com a inclusão e o cuidado integral das pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista. É uma parceria que vem para somar e garantir que mais famílias tenham acesso ao acompanhamento necessário – completou o prefeito Tande Vieira.
Palavras chaves: Pestalozzi; Convênio; Atendimentos; Crianças E Adolescentes; Deficiência; Transporte Do Espectro Autista