25/07/2014

Prefeitura anuncia criação de Centro Municipal de Atendimento ao Autista

Centro vai oferecer atendimento comportamental e suporte familiar

Prefeitura anuncia criação de Centro Municipal de Atendimento ao Autista

Crédito: ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan anunciou nesta quinta-feira, dia 24, a criação do Centro Municipal de Atendimento ao Autista, que fará todo o trabalho comportamental para os portadores de autismo. O novo centro, que ficará na Rua Coronel Rocha Santos, 121, no Jardim Brasília, contará com um trabalho de parceria das Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos.

- Este é mais um passo que estamos dando, de uma conversa que iniciamos ainda em 2009, e que a cada ano fomos subindo um degrau. Destaco que esta é uma política pública de governo que seguirá mantendo a inclusão dos autistas e trabalhando para sua independência social - comenta o prefeito Rechuan.

Para a presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Resende (AMAR), Marisa Siqueira, a criação do centro institucionaliza o atendimento dado ao portador do transtorno. "Como mãe de autista e em nome de todas as mães, este é um sonho que está sendo realizado. Ver um filho independente é um desejo de todas nós, e este Centro é muito importante neste sentido", diz Marisa, ressaltando que este será o segundo centro municipal criado no país.

Atualmente, os autistas são atendidos no município em projetos educacionais e socioassistenciais, através do programa Gente Eficiente, e também na sala de recursos específica e estruturada para o desenvolvimento de alunos com autismo que funciona Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim, na Cidade Alegria, que teve o trabalho reconhecido como o Prêmio Orgulho Autista.

Conforme explica o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira, o trabalho do Centro reforça o já realizado pela Saúde, através do CAPSI e CAPS Casa Aberta, que seguirá sendo a porta de entrada para o tratamento, diagnóstico e avaliação dos portadores de autismo. "O Centro Municipal ficará com a parte comportamental e suporte familiar, seguindo sempre com o trabalho de parceria com todos os setores", explica Alfredo.

A reunião que anunciou a criação do Centro Municipal de Atendimento ao Autista contou com a presença do secretário de Governo, Marcial Corrêa; o procurador-geral do Município, Kleber Luís de Souza; da presidente do Educar, Rossilene Amado; dos vereadores Tiago Forastieri e Bira Ritton; da vice-presidente da Associação, Angela Merice; e representantes da Saúde e Educação.

Palavras chaves: INCLUSÃO