Obras e Serviços Públicos

22/10/2019

OBRAS DE REFORMA E REVITALIZAÇÃO DO PSF PARAÍSO ESTÃO NA RETA FINAL

Obra vai contemplar a recuperação completa da unidade, dando melhores condições de trabalho e atendimento

OBRAS DE REFORMA E REVITALIZAÇÃO DO PSF PARAÍSO ESTÃO NA RETA FINAL

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, através do programa "Revitaliza Resende", entregará as obras de reforma e revitalização da unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Paraíso. A unidade está sendo reformada e revitalizada, para colocar um “ponto final” nos problemas estruturais.

Para a cerimônia de entrega, são aguardadas diversas autoridades municipais, como o Prefeito Diogo Balieiro Diniz, além do vice-prefeito Geraldo da Cunha, do Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira, e da Superintendente Municipal de Atenção Básica, Cácia Osório. Os profissionais que atuam na unidade também estarão presentes e o convite é feito a todos os munícipes que queiram conhecer as novas instalações.

De acordo com relatos de profissionais que atuam no posto, os principais problemas observados antes da reforma eram as infiltrações no teto e nas paredes, que acabavam gerando mofo. Outra dificuldade notada ao entrar na unidade era a ocorrência de fissuras também nas paredes e no teto, o que podia comprometer toda a integridade da estrutura.

-As obras do PSF estão em fase final, terminando o assentamento do revestimento de azulejo nas paredes, logo em seguida pintura e instalação de calhas. - diz a engenheira e fiscal das obras do PSF Paraíso, Débora Siqueira.

O PSF Paraíso conta com uma sala para curativo, uma sala de procedimentos, três sanitários, um consultório ginecológico, uma sala de Imunização, um depósito de material de limpeza, uma sala de esterilização, farmácia, dois consultórios médicos, uma sala de odontologia, uma cozinha, um almoxarifado, uma sala para educação em saúde, um consultório de fisioterapia e uma sala para nebulização.

Revitaliza Resende

A lista de intervenções em andamento com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço público de saúde oferecido em Resende inclui as unidades: Parque Minas Gerais (unidade fixa e temporária, com estrutura metálica), Engenheiro Passos, Capelinha, Fumaça, Centro, Baixada Olaria, Surubi Velho, Jardim Primavera. Já as unidades Vargem Grande, Morro do Cruzeiro, Vicentina, Novo Surubi, Fazenda da Barra II e III já foram totalmente concluídas e entregues à população.

Serviços entre os melhores do país

Os investimentos feitos pela Prefeitura têm dado resultado positivo e bom retorno à população. Em agosto, o Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS), desenvolvido pelo Governo do Estado, avaliou o atendimento prestado à população das cidades nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). O estudo dividiu a saúde básica em indicadores e apontou que apenas quatro municípios atingiram o mais alto patamar de metas cumpridas. Entre as cinco cidades que se destacaram, Resende está incluída.

Além disso, O Ranking Connected Smart Cities 2019, feito pela consultoria Urban Systemse e divulgado anualmente para medir o potencial de desenvolvimento das cidades brasileiras, também teve Resende em destaque. A cidade ficou em ficou em 48º lugar na classificação geral, levando em conta os mais de cinco mil municípios brasileiros. O estudo avalia setores como Governança, Meio Ambiente, Urbanismo, Educação, Mobilidade/Acessibilidade e Saúde para chegar ao resultado final desejado, que é apontar as 100 cidades mais propensas a se desenvolver nos próximos anos. Resende foi bem em praticamente todos os itens analisados, mas se sobressaiu ao ser apontada como a oitava melhor saúde do país.

Palavras chaves: Obras; PSF Paraíso