25/07/2014

Novo Estatuto do Servidor foi encaminhado para Câmara de Vereadores

Entre os benefícios do novo Estatuto, estão gratificação por tempo de serviço

Novo Estatuto do Servidor foi encaminhado para Câmara de Vereadores

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura enviou na terça-feira, dia 15 de julho, o novo Estatuto do Servidor para votação na Câmara Municipal, que, se aprovado, substituirá o estatuto em vigor atualmente, instituído pela Lei 2.335/2002. Para que o novo estatuto fosse elaborado, foram necessários quatro anos de muito trabalho por parte de uma comissão formada por servidores representantes da Administração Municipal direta e indireta e das autarquias, além de representante do RESENPREVI (Instituto de Previdência dos Servidores de Resende) e do Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Resende.

O novo estatuto traz várias propostas de mudanças na concessão de alguns benefícios garantidos para o servidor municipal. Uma das principais é a proposta de alteração no percentual da gratificação concedida por tempo de serviço ao funcionalismo por ano trabalhado, que em 2009 foi fixado em 20% e com o novo estatuto pode ser aumentado para 30% por ano trabalhado.

- Esta gratificação é uma compensação dada aos servidores no momento da aposentadoria, pois eles não possuem FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) - explicou o secretário de Governo, Marcial Correa.

O novo estatuto propõe ainda que os servidores gozem de licença prêmio a cada cinco anos de trabalho, podendo optar entre tirar três meses de licença ou um mês de salário.

Uma das maiores novidades do novo estatuto é a alteração na concessão do adicional de conclusão de curso, que no estatuto em vigor atualmente está garantido apenas para servidores com pós-graduação, mestrado ou doutorado, que recebiam, respectivamente, 30, 40 e 70% a título de gratificação em cima do salário-base. A nova proposta prevê um incentivo para que todos os servidores possam concluir seus estudos, recebendo uma gratificação de 5% aqueles que concluírem o Ensino Médio e 10% para quem fazer um curso de nível superior.

Outro incentivo para os servidores é o adicional de qualificação, que institui uma gratificação que varia 3 a 25% sobre o salário-base para os servidores que fizerem de 150 a 1.200 horas de cursos de qualificação. Mas o percentual só pode ser requerido após a conclusão do curso, com a comprovação por meio de certificados e desde que os cursos sejam correlatos a função exercida pelo servidor dentro da Administração Municipal.

Palavras chaves: FUNCIONALISMO