06/06/2022

NOVAS DATAS PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 SÃO DIVULGADAS

Mobilização acontece nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho; município inicia aplicação da segunda dose de reforço em pessoas a partir de 50 anos, vacinadas há mais de quatro meses com três doses

NOVAS DATAS PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 SÃO DIVULGADAS

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou um novo calendário da campanha de vacinação contra Covid-19. A mobilização acontece nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho para adultos e crianças, em diferentes unidades de saúde.

O município inicia nesta semana a aplicação da segunda dose de reforço em pessoas a partir de 50 anos, vacinados com três doses há mais de quatro meses, conforme a determinação do Ministério da Saúde. Além disso, também já é aplicada a dose de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos, vacinados com 2ª há mais de quatro meses.

-Seguimos com o objetivo de atingir aquelas pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 ou estão com alguma dose atrasada. É fundamental que as pessoas procurem as unidades de saúde nesta semana para se proteger e ao próximo. Lembrando que para se vacinar, basta levar o cartão de vacinação com o registro das doses, além dos documentos pessoais como identidade, CPF e cartão do SUS - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

A gestão municipal reforça que na Clínica da Família, do bairro Morada da Montanha, a vacinação contra Covid-19 acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Assim como são aplicadas as vacinas contra Sarampo, Influenza e de rotina.

Terça-feira, dia 7

Amanhã, os pais ou responsáveis poderão levar as crianças de 5 a 11 anos para se vacinar com a Pfizer pediátrica, nos seguintes locais e horários: 9h às 16h, nos postos de saúde, Policlínica Manejo e Centro Municipal de Imunização; 9h às 20h, na Clínica da Família. Serão oferecidas primeiras doses do imunizante e segunda dose para as crianças vacinadas com a 1ª da Pfizer pediátrica até 12 de abril. Vale destacar que é preciso ter um intervalo de 15 dias com outras vacinas.

Também os adultos serão vacinados com a Janssen nesta terça-feira nos postos de saúde, na Policlínica Manejo e no Centro Municipal de Imunização, das 9h às 16h; na Clínica da Família, das 9h às 20h. Serão aplicadas: primeira dose em maiores de 18 anos; segunda dose em vacinados com a 1ª da Janssen até 7 de abril; dose de reforço em munícipes vacinados com 2ª da Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca até 7 de fevereiro. E inicia a aplicação da segunda dose de reforço em pessoas a partir de 50 anos, e em imunossuprimidos maiores de 18 anos, ambos vacinados com três doses até 7 de fevereiro.

Quarta-feira, dia 8

Será um dia de vacinação com a AstraZeneca para pessoas a partir de 18 anos. As equipes aplicarão: primeiras doses; segunda dose em moradores vacinados com a 1ª até 13 de abril; dose de reforço em vacinados com a 2ª da Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca até 8 de fevereiro; e segunda dose de reforço em pessoas a partir de 50 anos e imunossuprimidos a partir de 18 anos, ambos vacinados com três doses até 8 de fevereiro. Esta etapa acontecerá das 9h às 16h, nos postos de saúde, na Policlínica Manejo e no Centro Municipal de Imunização; das 9h às 20h na Clínica da Família; e ainda das 17h às 20h, na Policlínica Manejo e no PSF Paraíso.

Resende também vacinará com a Coronavac a população a partir de 6 anos, nos postos de saúde, na Policlínica Manejo e no Centro Municipal de Imunização (9h às 16h); na Clínica da Família (9h às 20h); e na Policlínica Manejo e no PSF Paraíso (17h às 20h). Para este público serão aplicadas: primeira dose; segunda dose em vacinados com a 1ª do imunizante até 11 de maio; e também a dose de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos, vacinados com 2ª dose até o dia 8 de fevereiro.

Vale lembrar que adolescentes de 12 a 17 anos apenas podem receber a dose de reforço da Coronavac ou Pfizer. E no caso de adolescentes imunossuprimidos apenas a vacina Pfizer pode ser aplicada.

Quinta-feira, dia 9

Como já acontece semanalmente, o Pronto Atendimento Paraíso estará aberto das 9h às 18h, para aplicações das doses das vacinas AstraZeneca, Janssen e Coronavac. A equipe da unidade de saúde realizará repescagens de primeiras e segundas doses; dose de reforço em vacinados com 2ª da Coronavac ou AstraZeneca até 9 de fevereiro; e a segunda dose de reforço em pessoas a partir de 50 anos, e imunossuprimidos, ambos vacinados com três doses até 9 de fevereiro.

Vacinação contra Sarampo, Influenza e rotina

O município também realiza as campanhas de vacinação contra o Sarampo, Influenza e aplicando as vacinas de rotina para os públicos-alvo das ações. De segunda a sexta-feira, os postos de saúde, o Centro Municipal de Imunização e a Policlínica Manejo aplicam estes imunizantes das 9h às 16h.

A vacina contra o Sarampo é destinada aos trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já o público-alvo para a Influenza é: idosos acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades e deficiência permanente; professores; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; forças de segurança e forças armadas.

Palavras chaves: Calendário; Vacinação; Covid-19