15/04/2014
Nissan entra em operação em Resende gerando cerca de 2.500 empregos diretos
Prefeito participou de cerimônia de inauguração da montadora ao lado do governador do estado
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Resende ganhou, oficialmente, nesta terça-feira, dia 15 de abril, um investimento de R$ 2,6 bilhões, com a inauguração da Fábrica da Nissan no município, o que gera inicialmente dois mil empregos diretos. O prefeito José Rechuan participou hoje ao lado do governador do estado, Luiz Fernando Pezão, da cerimônia que marcou o início da operação da montadora em Resende.
Durante seu discurso, Rechuan destacou a importância de todos os que contribuíram para que um investimento deste porte ficasse no município, acrescentando que toda a região da Agulhas Negras será beneficiada com a instalação da empresa na cidade.
- Para que a Nissan viesse para Resende o Governo do Estado não mediu esforços. Quero agradecer ao ex-governador Sérgio Cabral, ao governador Pezão e às leis que foram criadas e aprovadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Resende é uma cidade que está acostumada ao desenvolvimento e nos anos 90 teve início a história de nosso polo automotivo. Este é um momento muito especial e esperamos que isso não represente apenas o crescimento do Município, mas de toda a região - disse o prefeito, agradecendo ainda a construção de um Centro de Educação Infantil na cidade através de uma parceria com a Nissan, que atenderá 170 crianças com idade entre três meses e seis anos.
O presidente da Nissan no Brasil, François Dossa, destacou que a Nissan do Brasil é mais que uma fabricante de veículos, é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e com o social e destacou também a parceria para a construção do Centro de Educação Infantil na cidade e a criação de um cinturão verde e a adoção da Lagoa da Turfeira como Unidade de Conservação como uma das ações da empresa.
O presidente mundial da montadora, Carlos Ghons, disse que a unidade foi construída em tempo recorde, num período de 23 meses e que o complexo pontua um compromisso com o Brasil. A empresa produzirá em Resende o Nissan March e o motor 1.6 16 válvulas flexfuel. Segundo Ghons, a meta é atingir 5% de participação no mercado brasileiro e ser a primeira entre as marcas japonesas e líder em qualidade de produtos e serviços no Brasil até 2016.
Palavras chaves: ECONOMIA