04/02/2014
Municípios da região se unem na busca por mais oportunidades de emprego e renda para população
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia será um dos benefícios para capacitação dos jovens da região
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
O prefeito José Rechuan (PP) assinou na manhã desta terça-feira, dia 4, o protocolo de intenção para criação do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda da Microrregião das Agulhas Negras (PRIQ). A solenidade, que aconteceu no Gabinete do Prefeito, contou com a presença dos prefeitos Bruno de Souza (Quatis) e Maria Aparecida da Rocha Silva (Porto Real).
- É com muita felicidade que nós, prefeitos de Região das Agulhas Negras, avançamos neste consórcio que vai fortalecer os trabalhos na formação profissional dos nossos jovens, para que as vagas de empregos nas empresas da região fiquem com nossos moradores - disse Rechuan.
O consórcio, que ainda passará pela aprovação nos legislativos das quatro cidades (Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis), tem como objetivo ser um polo de desenvolvimento no setor de emprego e renda na região, integrando ações de interesse coletivo.
- Antes mesmo de sua efetiva formação, o grupo já conquistou uma vitória importante que é o Projovem Juventude Cidadã, que vai qualificar 791 jovens, entre 18 e 29 anos, dos quatro municípios - comentou o secretário de Trabalho e Renda de Resende, Kiko Besouchet.
Com aula inaugural marcada para o próximo dia 20, o ProJovem Juventude Cidadã oferece cursos nos setores de Administração (Estoque, Logística, Marketing, Vendas), Alimentação (Ajudante de Cozinha, Chapista, Copeiro), Construção e Reparos (Bombeiro Hidráulico, Eletricista, Pintura Residencial), Serviços Domiciliares (Auxiliar de Serviços Gerais), Turismo e Hospitalidade (Auxiliar de Recepção, Barman, Camareira, Cumin - Auxiliar de Garçom) e Metalmecânica (Eletricista de Automóvel, Operador de Empilhadeira, Solda Mig-Mag e Solda Tig).
- Em 2015, já com o consórcio em atividade, e com mais verbas, que estamos buscando junto ao Ministério do Trabalho e Renda, vamos conseguir levar os polos dos cursos para as quatro cidades - explicou o prefeito Rechuan, lembrando que Resende também terá um polo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, com previsão de início dos cursos em abril.
Outro projeto pioneiro na região, que vem sendo conduzido por Resende, é a criação do Mapa do Emprego da Região das Agulhas Negras, que deverá ser apresentado no inicio de março, trazendo informações sobre quais são os postos de trabalho, cargos, salários e qualificação necessária para as vagas. Um levantamento parcial já identificou cerca de sete mil postos de trabalho.
O evento no Gabinete do Prefeito também contou com a presença do secretário de Trabalho, Emprego e Renda de Itatiaia, Anderson Luiz dos Santos, representando o prefeito Luis Carlos Ypê; do presidente da Câmara de Resende, Bira Ritton; secretário de Trabalho e Renda de Quatis, Heitor Machado; e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Porto Real, Eduardo Linhares.