18/02/2013

Monitoras e Educadoras de creche participam de Semana de Formação

Oficinas vão abordar temas como relacionamento interpessoal e atividades psicomotoras para crianças

Monitoras e Educadoras de creche participam de Semana de Formação

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza até quinta-feira, dia 21, a Semana de Formação de Monitoras e Educadoras, voltada para profissionais de creche que atendem crianças na idade entre zero e três anos e 11 meses. As atividades estão acontecendo na sede da Casa da Amizade, no horário das 13h30 às 17 horas.

De acordo com a secretária de Educação, Rosaly Azevedo, a iniciativa faz parte do programa de formação continuada da rede municipal e tem como objetivo principal a atualização dos profissionais em suas respectivas áreas.

- Os temas das palestras e oficinas são preparados especificamente para cada segmento da educação. No caso do evento desta semana, as atividades foram preparadas com base nas demandas levantadas pela coordenação de educação infantil da secretaria - explica Rosaly Azevedo.

Estão participando da formação cerca de 120 profissionais que foram dividas em quatro grupos de 30 pessoas. A intenção é os grupos participem de todas as oficinas, sendo uma por dia. Nesta semana as creches estão funcionando no horário de adaptação, meio período. Por isso, a realização do evento acontece somente na parte da tarde.

Os temas das oficinas são "O Relacionamento Interpessoal e Atendimento ao Público", com a psicóloga Mônica Mattos e "Afetividade na Creche", que será ministrada pela psicóloga Luciana Carneiro. Também na programação estão as oficinas "Atividades psicomotoras para crianças de dois a quatro anos", com a professora de Educação Física, Paolla Abranches Werneck dos Santos, e "Um Novo Olhar", com a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) Cláudia Regina Mello de Barros. Todas são profissionais da rede de ensino do município.

Este ano, a Secretaria de Educação já realizou uma formação voltada para professores da educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. As oficinas pedagógicas direcionadas aconteceram no início de fevereiro e os temas foram específicos para cada área de atuação.

- Nossa intenção é que no decorrer do ano possamos contemplar mais profissionais com as formações, sempre com o objetivo de atualizar os conhecimentos - ressalta a secretária.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO