° Minº Max

13/07/2009

Inscrições para Programa Recreio nas Férias já estão abertas

Estudantes devem se inscrever até a próxima sexta-feira

Inscrições para Programa Recreio nas Férias já estão abertas

Crédito: Márcio Fabbian -ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), abriu inscrições para o Programa Recreio nas Férias, que poderão ser feitas a partir de hoje, segunda-feira, dia 13, até a próxima sexta-feira, 17 de julho. O objetivo deste Programa é oferecer atividades de lazer para 1.400 estudantes de 6 a 14 anos, das redes pública e privada do município, durante o período de recesso escolar. As atividades serão realizadas de 27 a 31 de julho.

O Programa Recreio nas Férias será realizado em seis núcleos da cidade. São eles: Parque Paraíso (Paraíso), Parque Tobogã (Alvorada) e Escolas Municipais Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), CIEP Jorge Miguel Jaime (Toyota) e Colégio Getúlio Vargas (Alvorada).

Com exceção do pólo que funcionará no Parque Paraíso, cujas inscrições deverão ser feitas na Escola Municipal Bairro Cabral, as inscrições para os outros locais poderão ser realizadas nos próprios pólos onde o programa será desenvolvido – o horário das inscrições é de 8 às 17 horas. O lançamento oficial do Programa acontecerá no próximo dia 27, às 9 horas, no Parque Paraíso, durante a edição do Programa Resende Saudável Itinerante no bairro Paraíso.

- Com a realização do Programa Recreio nas Férias, a Prefeitura vai oferecer mais uma iniciativa de inclusão social importante para as nossas crianças e adolescentes. O lançamento deste programa demonstra também que estamos realmente empenhados em proporcionar aos estudantes do nosso município, além do aprendizado convencional, atividades visando à formação deles enquanto cidadãos e cidadãs – disse o prefeito José Rechuan (DEM), lembrando que só neste ano a Prefeitura já lançou outras duas ações neste sentido: a colônia de férias ocorrida em janeiro entre os alunos da rede municipal e o Projeto Segundo Turno.

A programação do Recreio nas Férias contará com gincanas, brincadeiras, oficinas diversas, atividades recreativas, futsal, futebol, atletismo, voleibol, handebol, basquetebol, ginástica olímpica e esportes adaptados, experiências com canoagem (remo) e judô. Entre as atividades culturais estarão dança, oficinas de teatro, modelagem com argila, pintura e artesanato.

O folclore será lembrado pelo Programa através das rodas de leitura, brinquedos e brincadeiras infantis, maculelê, maracatu, capoeira e bumba-meu-boi. As atividades sociais serão desenvolvidas com jogos de interação, jogos de cooperação, gincana ecológica e oficina ambiental. Um dos pontos altos do Recreio nas Férias serão as atividades turísticas, como passeio ao Parque Nacional do Itatiaia, ao Zoológico de Volta Redonda, a Academia Militar das Agulhas Negras, ao cinema e aos parques da cidade.

O Programa Recreio nas Férias tem o apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação); Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida; Desenvolvimento Social e Solidariedade (Assistência Social), além das seguintes instituições: Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda; FUNRESP (Fundação Resende Esportes); AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende); Assessoria de Comunicação e Qualidade; Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende); AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras); Corpo de Bombeiros; Federação de Remo do Rio de Janeiro e Grupo de escoteiros local.

A presidente do Instituto EDUCAR, Bianca Pena, reforça a importância social do projeto:

- Nosso objetivo é oferecer opções de lazer que preencham o tempo livre das crianças e adolescentes de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva, por meio de atividades lúdicas, esportivas, artísticas, culturais, sociais e turísticas, essencialmente diferenciadas daquelas desenvolvidas durante o ano – explicou Bianca.

Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL