Comunicação Social e Eventos

03/11/2014

Festival de Música de Resende apresenta 20 canções

Canções selecionadas podem ser ouvidas em site especial do Festival

Festival de Música de Resende apresenta 20 canções

Crédito: João Sabóia - PMR

De 6 a 8 de novembro, o Cine Vitória se tornará o palco para a apresentação das 20 canções selecionadas para concorrer aos prêmios do II Festival de Música de Resende. O evento é aberto ao público e tem entrada franca. Durante os três dias, a programação tem início às 19h.

Nesta edição, o Festival recebeu 106 inscrições, entre setembro e outubro: 82 canções de compositores do Estado do Rio, sendo 41 de Resende e outras 41 divididas entre as cidades de Valença, Volta Redonda, Piraí, Itatiaia, Angra dos Reis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Barra Mansa. E ainda oito composições do estado de São Paulo, 12 de Minas Gerais, duas de Santa Catarina e duas da Paraíba.

O Festival, que está em sua segunda edição, tem como objetivo abrir espaço aos compositores e intérpretes da Música Popular Brasileira, incentivar e valorizar o desenvolvimento artístico e musical dos artistas, compositores, arranjadores e intérpretes, além de promover o intercâmbio cultural e revelar novos talentos de Resende e de todo o território nacional.

Promovido pela Prefeitura de Resende por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o Festival, que será realizado no Cine Vitória, no Centro Histórico de Resende, tem classificação livre, e menores de idade devem estar acompanhados por seus responsáveis e com documentação.

Canções concorrentes podem ser ouvidas em site

Entre as 20 canções selecionadas, o Festival premiará as três primeiras com troféus e prêmios em dinheiro, sendo R$ 4 mil para o primeiro lugar, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1.500,00 para a terceira colocada. Além disso, o melhor intérprete e o melhor instrumentista do evento receberão, cada um, premiação no valor de R$ 500. Nesta edição do evento também será premiada a Melhor Música Local, para incentivar os artistas de Resende, com premiação de R$ 1 mil e troféu.

As músicas concorrentes podem ser ouvidas no hotsite criado especialmente para o evento http://www.resende.rj.gov.br/festivaldemusica, onde também podem ser conferidos os compositores de cada uma das canções, além da programação completa das apresentações e mais detalhes sobre o Festival.

As canções selecionadas são:

1 - Atlântica Sinfonia, de Hugo Arantes (Volta Redonda/RJ)

2 - Estrada, de Ruthe Glória (Praia Grande/SP)

3 - Imensurável, de Robertho Ázis (Três Rios/RJ)

4 - Saudade Matadeira, de Diorgem Júnior (Governador Valadares/MG)

5 - Ubuntu, de Rodrigo Miguez Gomes (Rio de Janeiro/RJ)

6 - Cria do Espelho, de Dentinho Aroeira (Joinville - SC)

7 - Balé Tonto do Vaqueiro, de Oliveira do Ceará (Campina Grande - PB)

8 - História de Negro, de Taquinho de Minas (Belo Horizonte - MG)

9 - Maria Bonita, de Beto Oliveira e Hugo Zaidan (Resende - RJ)

10 - Sina de Cantor, de Jorge Markks (Volta Redonda - RJ)

11 - Violinos do Ar, de Dudé das Aroeiras (Campina Grande - PB)