20/01/2014
Famílias inscritas no Minha Casa, Minha Vida tem até sexta (24) para se inscrever no CAdÙNICO
Inscrições devem ser feitas em alguma unidade do CRAS
Crédito: Foto:Márcio Fabian
As famílias cadastradas na Secretaria Municipal de Habitação para o programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade Social, têm até a próxima sexta-feira, dia 24, para comparecer à unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próxima e fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Esta é uma das exigências da Caixa Econômica Federal que habilitará candidatos a concorrer a uma das 856 unidades habitacionais, previstas para serem entregues em março, no Bairro Morada da Barra. O atendimento às famílias conta com o apoio da secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Segundo o secretário municipal de Habitação, Emerson José de Oliveira, ao ser incluído no CadÚnico a família cadastrada passa a ter o NIS (Número de Identificação Social), que é parte integrante da documentação. O secretário ressalta que esta convocação refere-se apenas às famílias que já estão cadastradas na Secretaria de Habitação.
- Após este prazo, enviaremos a documentação de todas as famílias cadastradas, para avaliação junto a Caixa Econômica. Quem não estiver com toda a documentação correta, principalmente o NIS, não poderão concorrer às casas – explica o secretário.
De acordo com a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, para a inscrição no CadÚnico devem ser apresentados os documentos originais de todos os moradores da casa. São eles: para os maiores de 18 anos - Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho/ PIS-PASEP; CPF; Título de Eleitor; Conta de Luz ou Água; Carnê de Prestação de Moradia; Comprovante de Renda; Processo de Guarda (nos casos dos filhos que moram com a mãe) e Histórico do INSS, nos casos de benefícios federais (aposentados e pensões...). Para os menores de 18 anos - Certidão de Nascimento e Declaração da escola em que estuda.
Os endereços dos CRAS de Resende são seguintes: CRAS Itapuca - Rua Willy Faustich (antiga Rua 1), nº 64, Bairro Elite; CRAS Jardim Esperança - Rua Frei Tito, s/n, bairro Jardim Esperança; CRAS Lavapés - Rua Celestina de Paula, nº 29, bairro Lavapés; CRAS Toyota - Avenida Projetada, s/n - bairro Toyota. O atendimento pode ser realizado também através do CRAS Itinerante - que percorre a zona rural e bairros que não contam com uma unidade.
O programa Minha Casa Minha Vida na categoria Social é destinada à famílias com renda familiar máxima de R$ 1.600. Podem participar mulheres que atuam como responsáveis pelo sustento da família, moradores de área de risco, portadores de necessidades especiais e idosos. Além de moradia, a inscrição no CadÚnico permite às famílias serem beneficiadas em programas como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica (desconto de Luz), Isenção de taxa de Inscrição em concurso público, aquisição da Carteira do Idoso, INSS mais barato para donas de casa, participação do Projovem Adolescente, Programa Habitacional e dos cursos do Pronatec.