Assistência Social e Direitos Humanos

25/06/2012

Estão abertas as inscrições para cursos de qualificação gratuitos para pessoas com deficiência

Projeto prevê cursos de Secretariado, Auxiliar Administrativo e Informática

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, em parceria com a Votorantim Siderurgia e a APADEVIR (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Resende), está com as inscrições abertas para os cursos de Informática, Secretariado e Auxiliar Administrativo promovidos por meio do Programa de Capacitação para Pessoa com Deficiência. Os cursos, que são gratuitos, buscam qualificar portadores de deficiência para o mercado de trabalho.

No total serão 80 vagas oferecidas pelo programa. O requisito básico para se inscrever é possuir idade a partir de 15 anos e ser portador de alguma deficiência. As inscrições poderão ser feitas nos seguintes locais: Prefeitura - Superintendência Especial de Eventos e Integração; Sede da APADEVIR - localizada na rua José de Alencar, 30, bairro Vila Hulda; SINE de Resende (Sistema Nacional de Emprego) - localizada na Rua Ezequiel Freire, 71 - Centro; e no Pólo do Gente Eficiente - Parque Tobogã. O horário de funcionamento do SINE é das 8h30 às 16h30. Nos demais pontos de inscrição, o horário de atendimento é das 8 às 17 horas.

De acordo com o coordenador do programa, Cristiano Nogueira, além do atendimento nos postos de inscrição, serão feitas também a captação de alunos junto às escolas municipais e associações de moradores. Outra forma de preenchimento das vagas será através da utilização do banco de dados do SINE e pelo cadastro mantido pelo Programa Gente Eficiente (foto), que oferece atividades esportivas e culturais a portadores de necessidades especiais.

- A qualificação deste público é uma forma de inseri-los na sociedade por meio do mercado de trabalho. O programa vem para desenvolver as suas potencialidades garantindo seus direitos e dando oportunidade de cumprir com dignidade seus deveres - explica Nogueira.

As aulas acontecerão duas vezes na semana, com duração de seis meses. A previsão é de que o curso comece no próximo mês. As aulas de Secretariado e Auxiliar Administrativo deverão acontecer no Parque Tobogã. Já o local do curso de Informática ainda será definido. O programa oferece material didático, uniforme e lanche gratuito. Os alunos inscritos contam ainda com um auxílio-passagem no valor de R$ 6.

O coordenador destaca que Programa de Capacitação para Pessoa com Deficiência encontra amparo na "necessidade dos empregadores no Município de cumprir a lei 8.213/1991 que estabelece cotas para a contratação de pessoas com deficiência por empresas com mais de 100 empregados".

- Dependendo do porte da empresa essa cota pode ser de dois a cinco por cento. As empresas afirmam que querem contratar e respeitar a lei, mas alegam que faltam no mercado pessoas qualificadas - revela o coordenador, acrescentando que o programa vem para preencher esta lacuna.

Segundo Cristiano Nogueira, no ano passado, em parceria com a AVAPE, o Programa de Capacitação para Pessoa com Deficiência formou 68 alunos. Destes, 22 profissionais conquistaram seu espaço no mercado de trabalho. Devido ao grande sucesso do projeto no ano passado, a Prefeitura de Resende e a Votorantim Siderurgia resolveram juntas dar continuidade ao projeto.

Palavras chaves: CAPACITAÇÃO