05/02/2014
Espaço Z será palco de apresentação do Curso de Teatro da Casa da Cultura
Peça “Hoje é dia de rock” marca encerramento de mais uma turma do curso
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, faz o encerramento de mais uma turma do curso de teatro com a montagem da peça "Hoje é dia de Rock", de José Vicente, adaptada pelo diretor Calé Miranda, professor do curso. A apresentação acontece nesta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, e no sábado, dia 8, às 20h30, no Espaço Z. A entrada é gratuita, mas serão distribuídas senhas a partir das 19h30.
O Curso de Teatro oferecido gratuitamente pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda teve duração de oito meses e atendeu 12 alunos, com idade entre 19 e 60 anos. Segundo o professor, neste período, os participantes aprenderam a prática de montagem e de introdução ao método de interpretação naturalista de Stanislavski.
Ainda de acordo com Calé Miranda, a peça de José Vicente estreou em 1971 no teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, e foi considerada pela crítica o espetáculo mais importante daquele ano, ficando em cartaz por dois anos, sempre com lotação esgotada.
"Hoje é dia de Rock" conta a estória de uma família do interior de Minas Gerais que vive um conflito entre a tradição e a modernidade, o ficar e o partir. O autor utiliza a metáfora da viagem como elemento preponderante para simbolizar a tensão entre o desejo de permanecer imutável e a possibilidade de encarar o novo, de transformar-se.
- Neste sentido a estória é bem parecida com o movimento dos habitantes de Resende, cidade que começa a crescer mas onde a população ainda está apegada ao passado quando tudo era menor e mais fácil. O crítico Yan Michalski em 1971 definiu a linguagem do espetáculo como realismo mágico, comparando as personagens às de "Cem anos de solidão". Por isso o grupo ao estudar teatro naturalista, identificou-se imediatamente com esta dramaturgia e a escolheu como objeto de estudo - explicou Calé Miranda.