15/08/2014
Espaço Z abre exposição em comemoração aos 95 anos da Escola Sagrado Coração
Exposição com banners e fotos vai até o dia 9 de setembro
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda abre nesta sexta-feira, dia 15, uma exposição em comemoração aos 95 anos da Escola Sagrado Coração, no Espaço Z. A cerimônia é aberta ao público e acontece a partir das 19h, com entrada franca.
Para comemorar os 95 anos da Escola, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda produziu banners com fotos e textos que contam a história da escola e um cordel que poderá ser adquirido pelos visitantes da exposição por um valor simbólico.
Durante a abertura do evento, um samba composto pela poetisa Maria Amélia Alves e seu irmão José Renato Alves para o carnaval de 1969, em homenagem aos 50 anos da Escola, será cantado pelo coralista da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda Adevanei Lopes. A canção tornou a escola de samba Unidos do Manejo campeã naquele ano.
A mostra fica até o dia 9 de setembro no Espaço Z com visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O Espaço Z fica na Avenida Gustavo Jardim, ao lado da Rodoviária Velha, no Centro da Cidade. Após essa data, a exposição se tornará itinerante, percorrendo diversas escolas municipais, associações de moradores e outras instituições interessadas, que podem entrar em contato com o Arquivo Histórico Municipal no telefone 3354-6927.
A Escola Profissional Sagrado Coração foi fundada em 15 de agosto de 1919 por Antonina Ramos Freire, uma educadora e religiosa que escolheu se dedicar ao ensino e à assistência às crianças carentes do município onde nasceu e viveu até 1979, ano de sua morte. A instituição teve um papel importante no desenvolvimento da educação em Resende.
- A história da instituição se confunde com a de dona Antonina, uma vez que ela decidiu abrir a escola em sua própria residência e, mesmo tendo problemas financeiros e de saúde, dedicou toda a vida à educação de crianças carentes - disse o diretor do Arquivo Histórico Municipal, Claudionor Rosa.
Localizada no bairro Lavapés, a Escola funciona, desde 1981, em regime de semi-internato, atendendo aproximadamente 300 crianças de quatro a 12 anos. É uma entidade conveniada com a Prefeitura Municipal de Resende e dirigida pela Congregação das Irmãs Ursulinas, que trabalham em prol da preservação da formação católica da instituição. Em 2012, a Escola Sagrado Coração ficou em primeiro lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Resende.
Palavras chaves: HISTÓRIA