23/07/2014

Escolas municipais ganham sistema de segurança e monitoramento

Projeto conta com catracas eletrônicas com identificação digital dos alunos, detectores de metal e câmeras

Escolas municipais ganham sistema de segurança e monitoramento

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Mais segurança para os alunos e tranquilidade para os pais. Este é o objetivo do sistema de vigilância que entrou em funcionamento no Ciep Brizolão 489 - Augusto de Carvalho, no bairro Cidade Alegria. O projeto, que está sendo implantando pela Prefeitura em mais 13 escolas, é composto de catracas eletrônicas com biometria (identificação digital), detectores de metais e câmeras de segurança.

- Nosso objetivo é que a escola seja um ambiente seguro e com ensino de qualidade. Com a instalação deste sistema será possível acompanhar a rotina das escolas e dar mais segurança aos alunos, profissionais e pais - ressalta a presidente do Instituto de Educação de Resende (Educar), Rossilene Albuquerque Campos Amado.

No Ciep 489, primeira unidade contemplada, os estudantes estão tendo suas entradas e saídas monitoradas por meio de um software instalado nas catracas eletrônicas. Para isso, foi feito o cadastramento biométrico de cada um. Além disso, pais e responsáveis recebem as informações sobre a frequência dos filhos em casa, via SMS (torpedo de celular).

O controle conta ainda com o apoio de câmeras de seguranças, etapa do projeto que já foi concluída nas 14 escolas. Os equipamentos foram instalados em espaços de uso comum, como a entrada de cada unidade, corredores, pátio e secretaria. O objetivo é reforçar a segurança e controlar a evasão escolar.

Com a implantação efetiva do projeto, prevista para o final de agosto, cerca de 10 mil alunos serão monitorados diariamente. Além do Ciep 489, o sistema funcionará nas Escolas Surubi, Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi); Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Bairro Cabral, Esther Politi (Fazenda da Barra I) e Dona Mariúcha (Santo Amaro).

Também estão na programação as Escolas Governador Roberto Silveira (Paraíso), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Júlio Verne (Vicentina), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Noel de Carvalho (Nova Liberdade) e Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), além do Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO