17/03/2014

Escolas municipais de Resende ganham sistema de segurança

Catracas eletrônicas, detectores de metais e câmeras fazem parte dos investimentos

Escolas municipais de Resende ganham sistema de segurança

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Para reforçar a segurança e dar mais tranquilidade aos pais, 16 escolas municipais de Resende vão receber um moderno sistema de vigilância. Ainda neste primeiro semestre, cerca de 10 mil alunos terão suas entradas e saídas monitoradas por catracas eletrônicas com biometria (identificação digital), detectores de metais e câmeras. Com a implantação do projeto, pais e responsáveis receberão as informações sobre a frequência dos filhos em casa.

Através do sistema de segurança, o horário de entrada e saída será controlado por meio de um software instalado nas catracas. Para isso, será feito o cadastramento biométrico de cada estudante. Os pais serão informados em tempo real sobre a ausência dos filhos via SMS (torpedo de celular).

Além disso, os responsáveis receberão um login e uma senha para acessar no Portal da Educação o relatório de frequência dos filhos. Aqueles que não tiverem acesso à internet poderão solicitar as informações na direção das unidades de ensino.

As câmeras de segurança também ajudarão no controle. Elas serão instaladas na área interna das escolas, com o objetivo de reforçar a segurança e controlar a evasão escolar. De dentro de sua sala, a direção terá acesso a um computador com a visualização das imagens de todas as câmeras de monitoramento.

- Antes da implantação efetiva do sistema a Prefeitura realizará reuniões com os pais para distribuição de cartilhas explicativas. Diretores, professores e profissionais que trabalham nas unidades também receberão treinamentos sobre o funcionamento dos equipamentos - explica Mário Rodrigues.

Serão contempladas as Escolas Municipais Surubi, Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi); Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Bairro Cabral, Esther Politi (Fazenda da Barra I), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Governador Roberto Silveira (Paraíso), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Júlio Verne (Vicentina), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Noel de Carvalho (Nova Liberdade) e Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), além do Colégio Getúlio Vargas, Ciep 489 - Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), Ciep 347 - Dr. Jorge Miguel Jaime (Toyota) e Ciep 342 - Geraldo da Cunha Rodrigues (São Caetano).

A previsão é que a instalação do sistema seja concluída até o final da primeira quinzena de abril, para que entre em funcionamento no mês de maio.

- A segurança nas escolas sempre foi motivo de preocupação. No ano passado, debatemos o tema com diretores, professores e comunidades. Os resultados estão começando a aparecer. Vamos promover também em abril um Fórum Municipal de Segurança Escolar para continuar elaborando propostas - disse o secretário de Educação, Mário Rodrigues.

Palavras chaves: SEGURANÇA