27/05/2014

Serão entregues 100 tablets para unidades da zona rural

Escolas da zona rural recebem investimentos em inclusão digital

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O projeto de tecnologia educacional está chegando às escolas da zona rural com força total. A partir desta semana, a Prefeitura iniciará a entrega de tablets-pc para a criação de laboratórios móveis de informática. O evento que marcará o início dos investimentos será realizado nesta quinta-feira, dia 29, às 9 horas, na Escola Municipal Adelaide Lopes Salgado, na Capelinha.

Nesta fase ainda serão contempladas as Escolas Municipais Francisco Tavares Rezende (Fazenda Sertãozinho), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), Moacir Coelho (Serrinha) e Rio Preto, totalizando 100 aparelhos. As entregas nas demais unidades da zona rural estão sendo programadas pela Secretaria de Educação.

Este ano foram adquiridos 1.000 tablets-pc com recursos da Prefeitura, investimentos de cerca de R$ 1,4 milhão. Desse montante, mais de 700 aparelhos foram entregues para estudantes do quinto ano do ensino fundamental da zona urbana. O restante está sendo encaminhado para a zona rural.

Os profissionais da rede municipal de Resende também receberam os tablets. No total, 1.400 equipamentos foram distribuídos para professores, diretores e orientadores que atuam com turmas do ensino fundamental, além de monitores de creches.

O tablet-pc é um dos equipamentos digitais mais modernos do mercado, com tela sensível ao toque que pode ser usado também como netbook. Ele está sendo utilizado como ferramenta pedagógica durante as aulas. Para dar suporte aos professores sobre o funcionamento e os recursos disponíveis, a Secretaria está oferecendo capacitações continuadas.

Os investimentos em tecnologia educacional na zona rural estão sendo ampliados desde o ano passado. As Escolas Jacuba (Fumaça), Campo Alegre e Francisco de Souza Aguiar (Pedra Selada), receberam 23 netbooks do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), do Ministério da Educação.

Além disso, estudantes da Escola Moacir Coelho da Silveira (Serrinha) estão usando netbooks que foram adquiridos com recursos do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) do Governo Federal.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO